
Apelidado de “MAIROBOT”, o robô funciona como um gabinete sobre rodas com controlo remoto, decorado com um vibrante padrão floral
Um grupo de estudantes nigerianos desenvolveu um robô que esperam um dia poder ajudar hospitais a tratar remotamente os pacientes com Covid-19, medindo temperatura, transportando medicamentos e permitindo que profissionais da saúde se comuniquem com os pacientes por meio de uma webcam e um ecrã.
Apelidado de “MAIROBOT”, o robô funciona como um gabinete sobre rodas com controlo remoto, decorado com um vibrante padrão floral.
Em uma demonstração, uma enfermeira e uma aluna da escola comandaram o MAIROBOT com os medicamentos, usando um controlador e óculos de proteção para ver através de uma câmara. A enfermeira andou com a máquina por um corredor e em uma sala de isolamento simulada para scanear a testa de uma aluna em para medir a sua temperatura.
“Espero que este MAIROBOT possa reduzir o risco que esses profissionais de saúde correm e com isso espero que os profissionais de saúde estejam mais seguros”, disse Nabila Abbas, uma das criadoras do robô.
No entanto, o MAIROBOT, levou apenas três meses para ser construído, por isso, ainda está nos seus primeiros dias de testes. Durante a demonstração, a porta da sala de isolamento teve que ser deixada aberta para ele, e o robô só pode transportar medicamentos para que os pacientes se auto administrem enquanto uma enfermeira cuida da câmara.
“No momento, estamos a trabalhar para atualizá-lo”, disse David Adeniyi, o professor que supervisiona a equipa de robótica, afirma que os alunos esperam tornar o MAIROBOT comercialmente disponível um dia.
Para Abbas, o uso do robô não vai parar com o coronavírus. “Outras doenças infecciosas também podem ser controladas com o uso do MAIROBOT, como o Ébola, a febre de Lassa e todos esses vírus infecciosos”, disse ela.
Fonte: Tecangologies
Tópicos relacionados: CiênciaTecnologia
Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.