
A investigação permitiu determinar como o gene retroCHMP3 interrompe a capacidade de certos vírus de saírem de uma célula infectada, impedindo-os, desta forma, de atingir outras células
Uma equipa de cientistas da University of Utah e da The Rockefeller University, nos EUA, descobriu como uma mutação genética encontrada em macacos e ratos interfere com os vírus HIV e ébola, uma descoberta que pode ter aplicação em tratamentos em humanos.
A investigação permitiu determinar como o gene retroCHMP3 interrompe a capacidade de certos vírus de saírem de uma célula infectada, impedindo-os, desta forma, de atingir outras células.
"Esta foi uma descoberta inesperada. Ficamos surpresos ao constatar que, ao desacelerar um pouco a biologia celular, retiramos de jogo a replicação de um vírus", salientou Nels Elde, geneticista da University of Utah e autor principal do estudo publicado esta quinta-feira(30/09) na revista "Cell".
Segundo este estudo, o retroCHMP3 constitui uma cópia de um gene denominado proteína 3, ou CHMP3, identificado em animais como macacos e ratos, enquanto os humanos apenas possuem o original CHMP3, que desempenha um papel fundamental na manutenção da integridade da membrana celular.
Alguns vírus, como o HIV, utilizam esta via para se desligarem da membrana celular, infetando outras células.
A investigação agora publicada chegou à conclusão que as duplicações do CHMP3 que descobriram em primatas e ratos impediram que isso acontecesse, o que poderá funcionar como proteção contra alguns vírus.
Com base nessa possibilidade, a equipa de cientistas começou a explorar a forma como as variantes do retroCHMP3 poderão funcionar como antivirais.
"No futuro, esperamos aprender com esta lição e usá-la para combater doenças virais", adiantou Nels Elde.
Fonte: Jornal de Notícias
Tópicos relacionados: CiênciaSaúde
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.