
A aeronave motorizada comandada a partir da Terra “só” tinha de levantar as suas quatro magras “pernas” do solo e colocar-se a cerca de três metros do chão, onde deveria permanecer a pairar durante 30 segundos para depois voltar a pousar sã e salva no planeta vermelho
Helicóptero Ingenuity da NASA
O pequeno helicóptero Ingenuity da NASA fez o seu primeiro voo de teste nesta segunda-feira (19) em Marte. A aeronave motorizada comandada a partir da Terra “só” tinha de levantar as suas quatro magras “pernas” do solo e colocar-se a cerca de três metros do chão, onde deveria permanecer a pairar durante 30 segundos para depois voltar a pousar sã e salva no planeta vermelho.
As informações do voo e o resultado do procedimento foram confirmados depois das 11h40 (horário de Luanda). O voo no planeta vermelho aconteceu horas antes, os dados demoraram um tempo para chegar até a Terra devido à distância.
A equipa precisou de garantir que os rotores de aparelho girassem em toda a sua potência, para furar a fina atmosfera de Marte. E depois disso, que aterrasse em segurança, ficando pronto para os testes seguintes. Os segundos que serviram para fazer história, foram o resultado de mais de seis anos de trabalho da equipa da NASA.
Segundo a agência France Press, o helicóptero voou três metros sobre a superfície marciana e depois voltou à terra firme, como foi mostrado em um vídeo curto gravado pelo rover Perseverance.
O voo foi feito de modo autônomo, sem controle humano. Apenas alguns comandos foram enviados da Terra com antecedência. As decisões do momento foram tomadas pelo próprio Ingenuity.
Segundo a NASA, este é um grande marco, ao ser o primeiro a levantar voo, com uma rotação de 25.000 RPM dos seus rotores, nas condições extremas da atmosfera de Marte. Os próximos voos de teste vão aumentar a altitude do aparelho e uma deslocação em distância.
A NASA já tinha referido que, caso não conseguisse fazer o Ingenuity voar nesta primeira tentativa, seria possível tentar os novos comandos novamente, com boas possibilidades de sucesso em novas tentativas. E foi por isso que a equipa decidiu adiar o voo na semana passada e escolher esta nova solução de redundância, como uma espécie de plano alternativo.
Na prática, se o helicóptero falhasse o voo como estabelecido inicialmente, o rover Perseverance iria atualizar o novo software de controlo de voo, instalado na semana passado, no próprio Ingenuity. Seriam necessários alguns dias adicionais para preparar o seu carregamento e teste do software no helicóptero, assim como preparar os rotores para a sua nova configuração. Felizmente tudo correr bem na primeira tentativa, pelo menos no objetivo proposto, seguindo-se agora mais testes de voo durante um mês.
Fonte: AFP
Tópicos relacionados: CiênciaTecnologia
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.