Histórico: Índia torna-se no primeiro país a pousar com sucesso no lado escuro da Lua

A Índia torna-se o primeiro país a conseguir alcançar o pólo sul, uma área permanentemente na sombra, o que torna mais provável a presença de água e minerais

Histórico: Índia torna-se no primeiro país a pousar com sucesso no lado escuro da Lua

A sonda espacial da India Chandrayaan-3 pousou na Lua nesta quarta-feira, 23 de Agosto, naquela que é a sua segunda missão não habitada para o satélite natural do planeta Terra, depois de uma tentativa falhada em 2019.  A missão daquele gigante asiático acontece apenas dias depois de a Rússia ter falhado uma missão semelhante.

 

O Chandrayaan-3 deve permanecer funcional por duas semanas e realizar uma série de experiências, incluindo uma análise da composição mineral da superfície lunar.

 

A Índia torna-se o primeiro país a conseguir alcançar o pólo sul, uma área permanentemente na sombra, o que torna mais provável a presença de água e minerais.

 

A missão Chandrayaan-3 é composta por um módulo de aterragem autónomo de 1,7 toneladas, um módulo de propulsão de 2,1 toneladas e um veículo robótico de 26 quilos e pretende desenvolver e testar novas tecnologias necessárias para missões interplanetárias.

 

As cargas úteis do módulo de aterragem incluem instrumentos para medir a condutividade térmica e a temperatura, para medir a sismicidade em torno do local de alunagem, para estimar a densidade do plasma e as suas variações, bem como um conjunto de retroreflectores laser passivos da NASA para estudos de alcance de laser na superfície lunar.

 

O veículo robótico está equipado nomeadamente com um espetrómetro de raios X de partículas alfa (APXS) e com um espetroscópio de decomposição induzida por laser (LIBS) para determinar a composição elementar na proximidade do local de aterragem.

 

Chandrayaan significa "nave lunar" em sânscrito. O programa foi desenvolvido pela Organização de Investigação Espacial Indiana (ISRO).

 

O polo sul da Lua é a região onde os Estados Unidos querem colocar em Dezembro de 2025 a primeira astronauta mulher e o primeiro astronauta negro, ao abrigo do novo programa lunar Artemis.

 

Fonte:

Tópicos relacionados: Ciência Espaço Índia

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

Adão Cambambi

Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Retrospectiva 2021 - Ciência

Designer por-Tecangrafical

Retrospectiva 2021 - Ciência

A corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Academia Bai

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Segundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.