
Logo após a cirurgia e a remoção das bandagens, o paciente pode reconhecer os membros da sua família e ler as letras de um optotipo
Depois de passar 10 anos com deformidades na sua córnea, Jamal Furani, um cidadão israelita de 78 anos considerado clinicamente cego recuperou a visão após uma incrível cirurgia inovadora de implante de córnea sintética. O homem foi o primeiro paciente a participar e receber esse novo implante.
Chamado de KPro, o implante foi desenvolvido pela sartup israelita CorNeat, considerado o primeiro implante de córnea que pode ser integrado directamente na parede do olho para substituir córneas deformadas ou com cicatrizes. Ele consiste em um nano-tecido sintético não degradável, posicionado sob uma membrana que cobre a superfície da pálpebra e a porção branca do globo ocular.
Logo após a cirurgia e a remoção das bandagens, Jamal pode reconhecer os membros da sua família e ler as letras de um optotipo.
De acordo com o criador do dispositivo, o médico Gilad Litvin, foi uma emoção grande ser testemunha de alguém que conseguiu enxergar outro ser humano novamente.
Quando é colocado, ele gera uma integração com o tecido vivo e passa a actuar de forma a estimular a “proliferação celular” presente dentro do olho. Assim, serve com perfeição pra ficar no lugar de uma córnea deformada ou opaca.
Apesar de ser um procedimento considerado simples, o procedimento dura menos de uma hora. O transplante de córnea precisa de mais doadores para atender a alta demanda. Caso venha a avançar no futuro, pode ser a solução de tratamento para pessoas cegas a nível global.
Fonte: Tecangologies
Tópicos relacionados: CiênciaTecnologia
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.