Impressão 3D: Saiba como essa tecnologia pode revolucionar a medicina e a engenharia

A tecnologia que parecia integrar um futuro distante há poucos anos, tem se tornando presente na rotina de grandes empresas, hospitais e até pessoas comuns

Impressão 3D: Saiba como essa tecnologia pode revolucionar a medicina e a engenharia

A impressão 3D é uma técnica que tem, cada vez mais, desempenhado um grande papel na sociedade actual. A tecnologia que parecia integrar um futuro distante há poucos anos, tem se tornando presente na rotina de grandes empresas, hospitais e até pessoas comuns.

 

Contudo, é interessante notar que, apesar da sua popularidade recente, a Impressão 3D é uma tecnologia com cerca de 40 anos. Nos dias de hoje, peças de máquinas, objectos de decoração, joias, órgãos e até alimentos podem ser impressos a partir desse processo.

 

Neste artigo, vamos mostrar-lhe como a impressão 3D tem revolucionado os sectores da medicina e da engenharia, prometendo afectar até mesmo os nossos hábitos alimentares, num futuro próximo.

 

Impressão 3D: Tipos

Existem dezenas de tecnologias diferentes de Impressão 3D, baseadas em diferentes fenómenos de ligação (reacção química, fusão+solidificação, sinterização, etc), que utilizam diferentes tipos de materiais (polímeros, cerâmicos, metais), os quais se apresentam sob diferentes formas (filamento, arame, pó ou líquido), e usam diferentes fontes de energia de activação (calor, radiação laser ou ultravioleta, arco elétrico, plasma, feixe de eletrões, etc). São as diferentes combinações de todas estas variáveis que resultam nas múltiplas variantes da Impressão 3D.

 

Impressão 3D na Medicina

O mundo da impressão 3D está muito presente ao campo da medicina. Este ramo evoluiu bastante, especialmente na hora de realizar certas operações onde o paciente tem um problema que precisa uma cirurgia delicada.

 

Actualmente vários hospitais ao redor do mundo contam com algum tipo de scanner, o qual pode transferir a forma de qualquer parte do corpo humano, tanto exterior como interior, a um computador e posteriormente o realizar a escala real em uma impressora 3D em um prazo de tempo muito curto. Ter um modelo real ajuda ao cirurgião a detectar problemas e a programar a intervenção, elevando em grande parte os casos de sucesso em intervenções complexas.

 

Mas a vantagem de reproduzir partes humanas não termina aqui. A realização de partes, como órgãos que mostrem tumores, ajudam ao estudo das doenças e a como as intervir, algo que anteriormente se fazia com partes de animais ou pessoas falecidas, existindo desvios importantes entre o real e os parâmetros que oferecia o método convencional.

 

Além disso próteses impressas em 3D podem ser usadas para substituir ossos de diversas partes do corpo. Materiais como plástico e titânio são utilizados para compor as peças, feitas sob medida para cada pessoa.

 

Impressão 3D na Engenharia

Actualmente, os engenheiros estão cada vez mais familiarizados com a impressão 3D, especialmente os arquitetos pois, a técnica também permite a construção também de residências.

 

Um caso impressionante foi filmado e fotografado na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde o primeiro prédio foi erguido através de uma impressora 3D robusta.

 

O outro caso curioso aconteceu em Amsterdão, na Holanda, onde uma ponte feita de aço foi totalmente impressa em 3D. O projecto, iniciado em 2015, utilizou robôs multi-eixos para aquecer o aço a 1,500°C e construiu a ponte camada a camada. A ponte de quase 12 metros de comprimento é composta por cerca de 4.500 kg de aço inoxidável,

Fonte: Tecangologies

Tópicos relacionados: CiênciaTecnologiaSaúde

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

André Manuel

André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Retrospectiva 2021 - Ciência

Designer por-Tecangrafical

Retrospectiva 2021 - Ciência

A corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Academia Bai

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Segundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.