
Em dez dias, 32 pessoas infectadas usaram as máscaras desenvolvidas pela equipa japonesa durante oito horas. Depois de pulverizados e sob luz ultravioleta, os filtros brilharam e confirmaram a infecção
Cientistas da Universidade de Kyoto, no Japão, desenvolveram uma máscara facial feita com anticorpos de avestruz que brilha sob luz ultravioleta quando o coronavírus está presente.
A equipa de pesquisadores liderada por Yasuhiro Tsukamoto, de 52 anos, criou a máscara para ajudar as pessoas a detectar e prevenir rapidamente a propagação do coronavírus a um baixo custo.
Um filtro removível colocado na máscara brilha quando exposto ao coronavírus após ser pulverizado com um líquido químico e exposto a luzes ultravioleta.
Segundo a agência noticiosa Kyodo News, a experiência teve como premissa o facto de as avestruzes serem muito resistentes à covid-19. Em dez dias, 32 pessoas infectadas usaram as máscaras desenvolvidas pela equipa japonesa durante oito horas. Depois de pulverizados e sob luz ultravioleta, os filtros brilharam e confirmaram a infecção.
Curiosamente, o próprio Yasuhiro Tsukamoto, presidente da Kyoto Prefectural University, descobriu que estava com covid-19 quando usou uma destas máscaras experimentais – a infecção foi confirmada por um teste PCR.
Para já, a equipa de investigadores tenciona que o projecto seja aprovado pelo Governo para dar início à venda das máscaras já no próximo ano. Em declarações à Kyodo News, Yasuhiro Tsukamoto revelou: “Podemos produzir anticorpos em massa a partir de avestruzes a um baixo custo. No futuro, quero transformá-lo num kit de teste fácil que qualquer pessoa possa utilizar.”
Fonte: Reuters
Tópicos relacionados: CiênciaSaúde
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.