
Segundo Li Tongzeng, médico diretor do departamento de doenças respiratórias e infecciosas do hospital You An, em Pequim, os swabs retais trazem mais precisão na hora de diagnosticar a presença do SARS-CoV-2 no organismo do que os nasais
A China começou a fazer testes anais para detectar covid-19 em pessoas que são consideradas de risco, anunciou esta quarta-feira(27) a emissora estatal CCTV. O método começou a ser usado na semana passada pelas autoridades de saúde chinesas em Pequim, em cidadãos que residem em bairros com casos de covid-19 confirmados. Além disso, as pessoas em zonas próprias de quarentena também realizaram testes via anal.
O teste anal consiste no uso de um cotonete, o já conhecido swab que é usado para colectar muco nasal. No caso, a haste é inserida no reto, com pouco mais de 1 cm de profundidade. Entre as pessoas que precisaram fazer o teste com o cotonete de forma anal estavam passageiros que desembarcaram em Pequim, residentes de centros de quarentena, além de mais de mil alunos de escolas e professores que possam ter se exposto ao coronavírus.
Segundo Li Tongzeng, médico diretor do departamento de doenças respiratórias e infecciosas do hospital You An, em Pequim, os swabs retais trazem mais precisão na hora de diagnosticar a presença do SARS-CoV-2 no organismo do que os nasais. De acordo com os médicos, a justificativa, é que o vírus permanece por mais tempo no ânus ou em fezes do que no trato respiratório, sendo ideal para diagnosticar a doença em sua forma leve ou assintomática.
A nova forma de diagnóstico da COVID-19 surge junto a outras medidas de prevenção da doença no país, que tem sido afectado por surtos em diferentes localidades. A China vem ainda pratica o lockdown em determinadas cidades e províncias, e coloca pessoas que desembarcam nos aeroportos em períodos de quarentena.
De acordo com os médicos chineses, os testes são indicados para pessoas que vivem em bairros com maior número de infectados, como forma de diminuir o contágio para outras áreas da cidade. Além disso, indivíduos em quarentena obrigatória em hotéis, viajantes e estrangeiros.
Fonte: CCTV
Tópicos relacionados: Ciência
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.