
A nave irá voar em redor da Lua numa órbita distante durante algumas semanas antes de regressar à Terra e amarar no Oceano Pacífico
O foguetão da agência espacial norte-americana (NASA) que vai garantir o regresso de astronautas à Lua, o SLS, chegou na terça-feira (16), à plataforma de lançamento para o primeiro voo de teste, sem tripulação, agendado para 29 de Agosto.
O lançamento deste mês ocorre após sucessivos adiamentos ao longo dos anos, o SLS no primeiro voo de teste do programa lunar Artemis.
No topo do foguetão seguirá a nave Orion com três manequins (que simulam os astronautas) equipados com sensores que vão medir os efeitos da radiação e vibração.
A nave irá voar em redor da Lua numa órbita distante durante algumas semanas antes de regressar à Terra e amarar no Oceano Pacífico. O voo da missão Artemis I deverá durar mês e meio.
A nova missão prevê criar uma estação espacial em solo lunar e um alojamento para astronautas no espaço. Usar as experiências obtidas na Lua para planear uma viagem a Marte é uma ambição que a NASA não esconde.
O foguetão terá cerca de 98 metros de altura e uma cápsula espacial no interior, que vai implantar pequenos módulos para eventuais pesquisas.
Um feito que a agência espacial norte-americana prevê para 2025, isto é, 53 anos depois do homem ter pisado a Lua pela primeira vez.
Fonte: Sic Notícias
Tópicos relacionados: Ciência Espaço Nasa
Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.