NASA cria robô cirúrgico para operar na Estação Espacial Internacional

A ideia surgiu porque alguns dos astronautas poderiam ter uma emergência de saúde no espaço. Não há como atendê-los imediatamente, é claro, sendo que actualmente os astronautas da ISS precisam retornar à Terra em uma sala de emergência se precisarem de atendimento médico

NASA cria robô cirúrgico para operar na Estação Espacial Internacional

A NASA vai testar, em conjunto com a empresa Virtual Incision, um robô cirurgião remoto, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

 

A plataforma leva o nome de MIRA - que vale para Miniaturized in Vivo Robotic Assistant – classificada como um dispositivo de alta tecnologia, composto por uma secção principal equipada com dois braços de instrumentos que podem ser controlados à distância, para cirurgias minimamente invasivas.

 

A ideia surgiu porque alguns dos astronautas poderiam ter uma emergência de saúde no espaço. Não há como atendê-los imediatamente, é claro, sendo que actualmente os astronautas da ISS precisam retornar à Terra em uma sala de emergência se precisarem de atendimento médico.

 

Com 2kg de peso e tamanho reduzido, o robô será operado remotamente a partir de controlos manuais e pedais que dão ao cirurgião o domínio total dos braços do instrumento. O dispositivo também conta com uma visão endoscópica da anatomia em tempo real.

 

A expetativa é que o MIRA posa ser enviado para órbita já em 2024, num primeiro momento, para testes. Operando dentro de um espaço reservado a experiências do tamanho de um micro-ondas, o objetivo é que os investigadores em Terra possam simular, em órbita, o manuseamento do robô para como cortar tecidos e mover pequenos objetos.

 

Em testes anteriores feitos em Terra, MIRA foi capaz de realizar a remoção de parte de um cólon, num procedimento conhecido como colectomia, conduzido por médicos cirurgiões que controlavam o robô a 1.448km de distância.

 

No futuro, a expectativa é que a tecnologia permita a realizar cirurgias remotas espaço, quando seja necessário.

 

 

 

Fonte: Sapo Tek

Tópicos relacionados: Ciência Espaço Nasa Tecnologia

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

Adão Cambambi

Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Retrospectiva 2021 - Ciência

Designer por-Tecangrafical

Retrospectiva 2021 - Ciência

A corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Academia Bai

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Segundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.