O projecto teve início em 1972 e tem vindo a tirar fotografias desde o crescimento das cidades aos movimentos dos glaciares, desempenhando um papel importante para o estudo e compreensão das alterações climáticas
Landsat 9
A NASA enviou na segunda-feira, 27 de Setembro, o satélite Landsat 9, um projecto conjunto da NASA e do Serviço Geológico dos Estados Unidos. O lançamento estava originalmente programado para acontecer no dia 16 de Setembro, mas a descolagem foi adiada para o dia 23, após um atraso na entrega de nitrogênio líquido.
O atraso deveu-se a escassez mundial de oxigênio líquido causada pela pandemia do novo coronavírus.
O projecto teve início em 1972 e tem vindo a tirar fotografias desde o crescimento das cidades aos movimentos dos glaciares, desempenhando um papel importante para o estudo e compreensão das alterações climáticas.
À medida que os impactos da crise climática se intensificam nos Estados Unidos e no resto do mundo, o Landsat 9 fornecerá dados e imagens para ajudar a tomar decisões científicas sobre questões-chave, como a utilização da água, impacto de incêndios florestais, a degradação de recifes de coral ou a desflorestação.
O novo satélite vai substituir o Landsat 7, que está em órbita desde 1999, e trabalhará em conjunto com o Landsat 8, lançado em 2013. Ambos registam imagens da Terra a cada oito dias. Para isso, eles carregam dois instrumentos científicos que analisam a luz refletida do planeta em diferentes comprimentos de onda para detectar até mesmo as mudanças mais minuciosas em lagos, rios e florestas.
De realçar que todas as imagens e dados recolhidos pela missão Landsat são de acesso gratuito e estão disponíveis publicamente, uma política que já resultou em mais de 100 milhões de downloads, desde que foi implementada, em 2008.
Fonte: NASA
Tópicos relacionados: CiênciaSegurançaTecnologia
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.