
O telescópio é o fruto de 20 anos de desenvolvimento e perto de 10 mil milhões de dólares investidos
Telescópio espacial James Webb
A NASA anunciou na terça feira(21) um novo atraso no lançamento do telescópio espacial James Webb, devido a "más condições meteorológicas". Apresentado como o sucessor do Hubble, lançado a mais de 30 anos, o mais potente telescópio jamais construído deverá partir no próximo sábado, dia 25, do centro espacial de Kourou, na Guiana Francesa.
Primeiramente, o telescópio estava programado para descolar no fim de Outubro. Depois, a NASA decidiu alterar a data para 18 de Dezembro. No entanto, uma falha num cabo de transmissão de dados do foguetão precisou ser corrigida, o que acabou adiando a missão para o dia 22. No último sábado, porém, foi anunciado que o lançamento teria a sua data modificada novamente – dessa vez, para o dia 24. E, agora, ficou para o sábado (25) – caso não surjam problemas até lá.
O telescópio é o fruto de 20 anos de desenvolvimento e perto de 10 mil milhões de dólares investidos. O James-Webb será lançado a bordo de um foguetão Ariane 5, mas a sua dimensão obrigou a uma complicada "ginástica". O posicionamento do telescópio em órbita será uma das operações mais complicadas de sempre para a NASA e serão precisas várias semanas para que o James-Webb fique operacional.
Contrariamente ao Hubble, estacionado numa órbita a 570 quilómetros da Terra, o James-Webb vai orbitar o Sol, a 1,5 milhões de quilómetros da Terra, numa posição que é conhecida como o Segundo Ponto Lagrange.
Fonte: NASA
Tópicos relacionados: CiênciaTecnologia
Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.