A Neuralink quer primeiro usar o dispositivo com pessoas com lesão medular grave para ajudá-las a falar, digitar e se mover usando suas ondas cerebrais
Elon Munsk- CEO da Neuralink
A Neuralink, empresa do bilionário Elon Musk, está a desenvolver implantes que possam tratar distúrbios neurais e que um dia possam ser poderosos o suficiente para colocar a humanidade em pé de igualdade com possíveis futuros computadores superinteligentes.
Musk descreveu o chip da Neuralink, que tem aproximadamente 23 milímetros (0,9 polegada) de diâmetro, como “um Fitbit em seu crânio com fios minúsculos”.
A Neuralink quer primeiro usar o dispositivo com pessoas com lesão medular grave para ajudá-las a falar, digitar e se mover usando suas ondas cerebrais.
A startup de chips de cérebro divulgou imagens na última sexta-feira(21), que mostravam um macaco a jogar um videojogo simples depois de receber implantes da nova tecnologia.
No vídeo, a Neuralink explica que a sua tecnologia funciona gravando e decodificando sinais eléctricos do cérebro usando mais de 2.000 eletrodos implantados em regiões do córtex motor do macaco que coordenam os movimentos das mãos e dos braços.
Musk tem um histórico de reunir diversos especialistas para desenvolver tecnologia anteriormente limitada a laboratórios académicos por meio de empresas como Tesla Inc, SpaceX e Boring Co.
Conectar um cérebro diretamente à eletrônica não é novidade. Os médicos implantam eletrodos no cérebro para fornecer estimulação para o tratamento de doenças como doença de Parkinson, epilepsia e dor crônica. Em experiências anteriores, sensores implantados permitiram que pessoas paralisadas usassem sinais cerebrais para operar computadores e mover braços robóticos
Mas a proposta de Musk vai além disso. A Neuralink quer aproveitar os tratamentos médicos existentes, bem como trabalhar um dia em cirurgias que possam melhorar o funcionamento cognitivo.
A Neuralink não é a única empresa que trabalha com inteligência artificial para o cérebro. Várias startups ao redor do mundo estão a desenvolver projectos semelhantes.
Fonte: Wionews
Tópicos relacionados: CiênciaTecnologiaNeuralinkMusk
Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.