Nova experiência científica põe em causa leis da física

Os muões, são partículas semelhantes aos eletrões, mas mais pesadas se comportam de uma forma que não corresponde ao Modelo Padrão, a teoria fundamental para explicar o funcionamento das partículas fundamentais do universo

Nova experiência científica põe em causa leis da física

Uma minúscula partícula, o muão, pode por em causa as leis básicas sobre as quais o mundo da física se baseia há décadas, segundo os resultados preliminares de uma experiência realizada nos Estados Unidos.

 

Os investigadores anunciaram esta sexta-feira(9) que viram como os muões, partículas semelhantes aos eletrões, mas mais pesadas se comportam de uma forma que não corresponde ao Modelo Padrão, a teoria fundamental para explicar o funcionamento das partículas fundamentais do universo.

 

A confirmar-se, a descoberta poderá apontar a existência de formas de matéria e energia ainda desconhecidas e abrir a porta a uma nova física.

 

“Hoje é um dia extraordinário, muito esperado não só por nós, mas por toda a comunidade internacional de físicos”, sublinha em comunicado Graziano Venanzoni, coportavoz da equipa da experiência, conhecida como “Muão g-2”.

 

Apesar de os resultados da experiência serem ainda preliminares, os responsáveis destacam a enorme precisão dos testes realizados no laboratório Fermilab, uma instalação de aceleração de partículas do departamento de energia dos EUA situada no Estado de Illinois.

 

A descoberta ocorreu ao fazer-se passar muões por um campo magnético e observando-se que não se comportavam como estava previsto com base no Modelo Padrão. Os responsáveis sugerem que a discrepância entre as medições feitas e as conhecidas pelas leis da física apontam a existência de partículas que essa teoria não tem em conta.

 

Segundo os responsáveis pela experiência, os novos resultados, combinados com os de 2001, estão ainda abaixo de necessário para falar de uma descoberta oficial de acordo com os padrões da física, mas a probabilidade de serem fruto de uma casualidade estatística é de apenas 1 para 40.000.

 

Fonte: Lusa

Tópicos relacionados: Ciência

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

José Luciano

José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Retrospectiva 2021 - Ciência

Designer por-Tecangrafical

Retrospectiva 2021 - Ciência

A corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Academia Bai

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Segundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.