Os especialistas de 10 países estiveram 14 dias em Wuhan onde se registaram os primeiros casos de covid-19 em Dezembro de 2019
A missão de cientistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Wuhan disse que é extremamente improvável que o novo coronavírus tenha escapado de um laboratório chinês.
Os especialistas de 10 países estiveram 14 dias em Wuhan onde se registaram os primeiros casos de covid-19 em Dezembro de 2019.
Os cientistas apresentaram duas hipóteses como as mais prováveis para a origem da covid-19: um hospedeiro animal intermediário ou transmissão por meio de alimentos congelados. No entanto, eles afirmam ainda não terem identificado o animal na origem do SARS-CoV-2.
"As descobertas sugerem que a hipótese de se tratar de um incidente num laboratório é extremamente improvável", disse o especialista em segurança alimentar e doenças animais da OMS Peter Ben Embarek, que lidera a missão.
"As nossas descobertas iniciais sugerem que a introdução, através de uma espécie hospedeira intermediária, é o caminho mais provável, o que exigirá mais estudos e pesquisas mais específicas", acrescentou.
A administração do ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump acusou o Instituto de Virologia de Wuhan de ter deixado o novo coronavírus escapar, voluntariamente ou não.
O Instituto de Virologia de Wuhan, um dos principais laboratórios de pesquisa de vírus da China, construiu um arquivo de informações genéticas sobre coronavírus em morcegos, após o surto da Síndrome Respiratória Aguda Grave, que surgiu no país asiático, em 2003.
Isto levou a alegações de que a covid-19 poderia ter saído daquelas instalações, teoria promovida por Trump.
A transmissão através de produtos congelados também é uma possibilidade.
"Será interessante examinar se um animal selvagem congelado terá sido infetado antes e ser assim um potencial transmissor", disse Embarek.
A pandemia já provocou mais de 2,3 milhões de mortes entre os mais de 106 milhões de casos de contágio.
Fonte: Tecangologies
Tópicos relacionados: Ciências
Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.