Neste novo estudo, os pesquisadores conectaram com sucesso o sensor biológico a um sistema electrónico e, usando um algoritmo de aprendizado de máquina, conseguiram identificar odores com um nível de sensibilidade 10.000 vezes superior ao de um dispositivo electrónico comumente usado
O avanço tecnológico está a permitir que adaptemos os robôs às nossas necessidades, aproximando-os dos seres humanos. Essa aproximação está a acontecer em várias frentes e, agora, um grupo de investigadores conseguiu desenvolver a capacidade olfativa de uma máquina.
Um novo desenvolvimento tecnológico da Universidade de Tel Aviv, em Israel, tornou possível para um robô cheirar usando um sensor biológico. O sensor envia sinais eléctricos em resposta à presença de um odor próximo, que o robô pode detectar e interpretar.
Neste novo estudo, os pesquisadores conectaram com sucesso o sensor biológico a um sistema electrónico e, usando um algoritmo de aprendizado de máquina, conseguiram identificar odores com um nível de sensibilidade 10.000 vezes superior ao de um dispositivo electrónico comumente usado.
Os pesquisadores acreditam que, devido ao sucesso de suas pesquisas, essa tecnologia também poderá ser usada no futuro para identificar explosivos, drogas, doenças e muito mais.
Fonte:
Tópicos relacionados: Ciência Tecnologia Israel
Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.