A razão para o aumento da velocidade de rotação não é conhecida, mas os cientistas têm vindo a apresentar diversas teorias. Entre os factores que podem estar na origem deste processo estão as camadas internas e externas do planeta, as marés dos oceanos ou até mesmo o clima
O planeta Terra bateu, este ano, o recorde do dia mais curto desde que existe registo. No dia 29 de Junho de 2022, a terra demorou menos 1,59 milissegundos a completar uma rotação completa, ou seja, o dia não chegou a ter 24 horas (ou 86.400 segundos).
Nos últimos anos, a velocidade de rotação da Terra sobre o eixo – que determina um dia – tem vindo a aumentar, o que contradiz a tendência registada nos últimos séculos, avança o Time and Date. Observando longos períodos, é possível identificar uma diminuição na velocidade de rotação, com alguns dias a durar alguns milissegundos a mais. É também comum haver uma oscilação da velocidade da Terra de um dia para o outro.
Porém foi nos últimos anos que se registaram os dias mais curtos. Em 2020 registaram-se os 28 dias mais curtos desde 1960 – quando os investigadores começaram a medir a duração do dia através dos relógios atómicos - com o dia 19 de Julho a bater o recorde ao ter menos 1,47 milissegundos de duração.
O aumento da velocidade de rotação manteve-se em 2021, mesmo não tendo chegado aos recordes do ano anterior. No ano passado, o dia mais curto aconteceu a 9 de Julho, dia com menos 1,46 milissegundos.
Acontece que, o recorde atingido em 2020 já foi batido duas vezes este ano. A primeira vez no passado dia 29 de Junho (actual recorde) e a segunda a 26 de Julho, quando o dia teve uma duração de menos 1,50 milissegundos.
A razão para o aumento da velocidade de rotação não é conhecida, mas os cientistas têm vindo a apresentar diversas teorias. Entre os factores que podem estar na origem deste processo estão as camadas internas e externas do planeta, as marés dos oceanos ou até mesmo o clima.
Uma equipa de investigadores, liderada por Leonid Zotov, defende que o encurtar dos dias pode estar relacionado com um movimento irregular nos polos do planeta, fazendo com que o eixo de rotação se desloque. Este fenómeno é conhecido como “Oscilação de Chandler”.
Se se verificar que a velocidade de rotação continua a subir, poderá ser necessário criar um segundo extra para acertar os relógios atómicos com o horário solar. Esta medida poderá criar problemas para os serviços informáticos.
Fonte: Sic Notícias
Tópicos relacionados: Ciência Espaço Terra
Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.