A corrente dessas tempestades solares pode entrar e danificar longos conductores, como linhas de energia, observou o estudo
Cientistas da Universidade da Califórnia avaliaram a robustez da infraestrutura da Internet actual contra um evento climático espacial extremo.
O grupo descobriu que linhas de fibra óptica de longa distância e cabos submarinos, que são uma parte vital da infraestrutura global da Internet, são vulneráveis às correntes produzidas na crosta terrestre por supertempestades solares, também conhecidas como Ejecções de Massa Coronal.
Essa conclusão chega uma semana após o sol emitir algumas explosões que liberaram uma tempestade de electrões em direcção à Terra. O planeta deve ser atingido nos próximos dias, mas a baixa intensidade da erupção não vai surtir grandes efeitos na vida da humanidade.
Entretanto, uma tempestade de maior força pode causar um blackout de internet que duraria meses em diversos continentes.
"A Ejecção de Massa Coronal envolve a emissão de matéria electricamente carregada e o campo magnético que o acompanha para o espaço. Quando atinge a terra, ele interage com o campo magnético terrestre e produz correntes induzidas geomagneticamente na crosta", explicou Sangeetha Abdu Jyothi, coordenador da pesquisa ao jornal The Independent.
A corrente dessas tempestades solares pode entrar e danificar longos conductores, como linhas de energia, observou o estudo.
"Nos cabos de internet de longa distância de hoje, a fibra óptica é imune ao GIC. Mas esses cabos também têm repetidores eléctricos em intervalos de aproximadamente 100 km que são suscetíveis a danos ", acrescentou Jyothi.
Embora a probabilidade de tais eventos ocorrerem varia de 1,6 por cento a 12 por cento de probabilidade por década, Jyothi diz que as chances aumentam durante o período máximo de actividade do Sol no seu ciclo de aumento e diminuição.
Felizmente, diz Jyothi, os avanços tecnológicos modernos coincidiram com um período de fraca actividade solar.
Fonte: The Guardiam
Tópicos relacionados: CiênciaTecnologia
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis.
Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital.
As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.