Os autores do estudo referem ainda que a água na superfície da Lua poderá ter surgido devido a um processo conhecido como “implantação por vento solar”, em que partículas carregadas levaram átomos de hidrogénio para a superfície lunar e onde se terão unido a oxigénio
Chang’e-5
A sonda lunar Chang’e-5 da China terá conseguido encontrar água na superfície da Lua. A descoberta, que confirma observações feitas com amostras anteriores, foi publicada nesta segunda-feira (7) na revista Science Advances.
Os investigadores referem que a Chang’e-5 conseguiu detectar moléculas de água na superfície da Lua, isto apesar de a análise ter concluído que esta é muito mais seca do que a da Terra.
Assim como amostras de cerca de 50 anos do Programa Apollo da NASA — havia na área um pedaço de rocha cheio de vesículas. Dados do espectrómetro indicaram um maior teor de água nessa pedra.
Os autores do estudo referem ainda que a água na superfície da Lua poderá ter surgido devido a um processo conhecido como “implantação por vento solar”, em que partículas carregadas levaram átomos de hidrogénio para a superfície lunar e onde se terão unido a oxigénio.
Pesquisas anteriores já haviam revelado indícios de água na superfície lunar com base em sensores que orbitam a Lua e medições de moléculas do elemento em amostras enviadas à Terra. Mas o novo estudo é o primeiro a relatar as medições de água in-situ.
Fonte: Science Advances
Tópicos relacionados: CiênciaTecnologia
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis.
Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital.
As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.