A ideia consiste na colisão intencional de um engenho espacial, esperando que o impacto provoque uma mudança de direcção "circunstancial" do rochedo.A colisão está prevista para as 23:14 de segunda-feira, 26 de setembro
É esta segunda-feira que a DART, sonda da NASA, cumpre a sua missão: colidir com um asteroide. O objectivo é ensaiar o desvio de eventuais asteroides que possam de alguma forma ameaçar a Terra.
O DART - Double Asteroid Redirection Test – foi construído e é gerido pelo Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins (APL) em Laurel, Maryland, e é a primeira tentativa da humanidade de mudar o movimento de um asteroide no espaço.
A ideia consiste na colisão intencional de um engenho espacial, esperando que o impacto provoque uma mudança de direcção "circunstancial" do rochedo.A colisão está prevista para as 23:14 de segunda-feira, 26 de setembro, a uma velocidade de 20 mil quilómetros por hora.
A nave lançada pela NASA é pouco maior que um carro e enfrenta um asteroide cujo diâmetro é metade da altura da Torre Eiffel. O objectivo desta missão é que a colisão entre os dois altere ligeiramente a trajetória do Dimorphos. O evento será observado pelos telescópios Hubble e o moderno James Webb.
Ao redor do planeta Terra há cerca de 30 mil asteroides de todos os formatos e tamanhos e todos os anos são descobertos mais três mil.
Fonte:
Tópicos relacionados: Ciência Espaço Nasa
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis.
Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital.
As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.