
Apesar de não ser esperado que o fenómeno traga consequências graves para a vida humana, poderá causar falhas de GPS, satélites, electricidade e telecomunicações, tudo devido à interferência dos ventos solares com o campo magnético da Terra.
Na segunda feira(7), sol despertou para um novo período de atividade solar com a maior explosão na superfície daquela estrela dos últimos três anos. A impressionante explosão deverá provocar uma tempestade solar no planeta Terra nas próximas horas, podendo mesmo afectar as redes de electricidade e telecomunicações.
A informação foi avançada pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) e são esperadas auroras boreais em locais onde habitualmente não aparecem, como nos céus do Iowa, Pensilvânia e Oregon, nos Estados Unidos.
Apesar de não ser esperado que o fenómeno traga consequências graves para a vida humana, poderá causar falhas de GPS, satélites, electricidade e telecomunicações, tudo devido à interferência dos ventos solares com o campo magnético da Terra.
Até agora, a maior tempestade geomagnética conhecida ocorreu em 1859. Chamado de “evento Carrington” pelo cientista que o estudou, causou apagões e desligou inúmeras estações telegráficas em todo o mundo. Algumas delas incendeiam-se espontaneamente e as auroras boreais foram registadas em latitudes nunca antes vistas.
Mais recentemente, em 1989, uma tempestade solar no Quebec, Canadá, perturbou os sistemas de distribuição de energia e novamente criou poderosas auroras que foram vistas até mesmo no sul dos Estados Unidos, como no Texas.
Fonte: NASA
Tópicos relacionados: CiênciaSegura
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.