Vacina contra cancro da mama agressivo revelou ter 100% de eficácia, diz estudo

Nos testes em laboratório, 100% das cobaias com o cancro de mama triplo-negativo que receberam a vacina sobreviveram

Vacina contra cancro da mama agressivo revelou ter 100% de eficácia, diz estudo

 

Um estudo do Harvard´s Wyss Institute publicado na revista Nature Communications, apresentou uma vacina contra o cancro da mama com eficácia de 100%. Nos testes em laboratório, 100% das cobaias com o cancro de mama triplo-negativo que receberam a vacina sobreviveram. 

 

Apelidada de “vacina implantável”, a mesma possui o tamanho de uma aspirina, a vacina é colocada perto do local do tumor e evita a quimioterapia no corpo todo. Uma vez aplicada, ela faz uma reprogramação do sistema imunológico para atacar as células cancerígenas, não só naquele local, mas no corpo inteiro.

 

De acordo com os investigadores, a técnica combina quimioterapia e imunoterapia para tratar tumores agressivos, como é o caso do cancro da mama triplo-negativo.

 

Segundo os especialistas, a quimioterapia produz um grande número de fragmentos de células cancerosas mortas que o sistema imunológico pode usar para produzir uma resposta específica e, para além disso, foi adicionado ADN sintético às vacinas, o que impede que as células cancerígenas escapem ao tratamento.

 

Apesar da esperança que a nova terapêutica pode vir a trazer ao tratamento do cancro da mama triplo-negativo, ao que parece esta ainda não foi testada em humanos, só em animais, o que significa que os resultados obtidos são apenas de caráter pré-clínico.

 

O cancro da mama triplo-negativo é o subtipo mais agressivo, representando 15% a 20% de todos os tumores malignos da mama. Este subtipo de cancro da mama não responde a terapias mais específicas, sendo a única opção a quimioterapia clássica, com resultados muito limitados.

Fonte: Sic Notícias

Tópicos relacionados: Ciência

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

José Luciano

José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Retrospectiva 2021 - Ciência

Designer por-Tecangrafical

Retrospectiva 2021 - Ciência

A corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Academia Bai

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Segundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.