Apple enfrenta criadora do jogo 'Fortnite', no tribunal dos EUA

A desenvolvedora do jogo acusa a gigante da tecnologia de abusar de sua posição dominante no mercado de distribuição de aplicações

Apple enfrenta criadora do jogo 'Fortnite', no tribunal dos EUA

Após meses de tensão, a Epic Games, desenvolvedora do jogo “Fortnite”, abriu um processo na justiça dos EUA contra a Apple. O julgamento começou nesta segunda-feira (03), e já é considerado como um dos mais importantes da história da Apple.

 

Em jogo está o futuro da App Store e a quantia que ela cobra dos desenvolvedores - um gerador de dinheiro extremamente lucrativo para a empresa. A desenvolvedora do jogo acusa a gigante da tecnologia de abusar de sua posição dominante no mercado de distribuição de aplicações.

 

Para isso, as pessoas precisariam adquirir o item diretamente por meio do seu sistema de pagamento, e não pelo da Apple, que cobra uma comissão de 30% por essas transações.

 

A Apple imediatamente removeu o jogo da App Store, o que impossibilitou que as pessoas pudessem baixar o jogo para o iPhone ou para o iPad.

 

Os fãs do jogo "battle royale" (jogo de sobrevivência) que possuem apenas dispositivos da Apple não tiveram acesso às atualizações desde então.

 

Após meses de discussões jurídicas e na imprensa, a juíza Yvonne González Rogers avaliará o caso por três semanas em Oakland, uma cidade perto de São Francisco.

 

As duas empresas concordaram em um julgamento sem júri. Tim Cook e Tim Sweeney, executivos da Apple e da Epic, respectivamente, devem comparecer pessoalmente para depor.

 

Com algumas exceções, equipa de advogados, a imprensa e o público estarão presentes nas sessões por meio de telefone ou Zoom, como medida de protecção devido à pandemia de Covid-19.

 

Se levarmos em consideração as apelações e os recursos, essa batalha judicial pode durar anos. No entanto, ela também pode influenciar o debate actual sobre o direito da concorrência, já que a Epic não está sozinha nessa missão.

 

 

Gigantes das Tech enfrentam desenvolvedores de aplicações

 

Um grupo com desenvolvedores de apps como Spotify, Tinder e a própria Epic Games criaram uma aliança para pressionar a Apple e a Google contra o "imposto" que estas empresas cobram nas suas lojas de aplicações.

 

Vários reguladores antitruste dos Estados Unidos investigam não só as práticas da Apple, bem como as da plataforma de comércio virtual Amazon.

 

Na semana passada, a União Europeia considerou que a Apple “distorce a concorrência” para derrubar seus rivais, principalmente graças às comissões "muito altas" das quais os produtos da própria empresa estão isentos.

 

Já no passado dia 26 de Abril de 2021, a agência antimonopólio russa (FAS) impôs à Apple uma multa de mais 12 milhões de dólares por “ter abusado da sua posição dominante” na distribuição de aplicações móveis no sistema operativo iOS.

Fonte: BBC

Tópicos relacionados: NegócioTecnologia

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

José Luciano

José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negócios

Pólo Industrial de Viana

Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negócios

O Website tem como objectivo apresentar as potencialidades das empresas que actuam no perímetro, os bens produzidos, e os empregos gerados

LG Electronics abandona o negócio de smartphones

LG Velvet

LG Electronics abandona o negócio de smartphones

Na origem da decisão estão cinco anos consecutivos de prejuízos, numa altura em que a competitividade no sector cresce a cada dia

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.