A Azule Energy, será uma nova companhia internacional de energia, gerida de forma independente, com mais de 200.000 boe/dia de produção líquida de petróleo e gás e cerca de 2 mil milhões de recursos líquidos
A petrolífera britânica bp e a italiana ENI assinaram hoje (11/3), um acordo para a criação de uma companhia independente denominada “Azule Energy”. A referida empresa é detida em 50% por cada uma das companhias, que combinará os seus negócios em Angola.
O acordo é resultado do memorando de entendimento assinado pelas duas companhias em Maio de 2021.
A Azule Energy, será uma nova companhia internacional de energia, gerida de forma independente, com mais de 200.000 boe/dia de produção líquida de petróleo e gás e cerca de 2 mil milhões de recursos líquidos. Espera-se que a Azule Energy seja o maior produtor em Angola, com participações em 16 concessões, assim como participações na Angola LNG.
Em nota, as duas petrolíferas informam que a nova companhia também irá desenvolver o Novo Consórcio de Gás (NGC), o primeiro projecto de gás não-associado no país, que contribuirá para a satisfação das necessidades económicas de Angola, para o seu percurso de descarbonização e fortalecerá a sua posição como um interveniente global na área de LNG.
Citado na nota, Bernard Looney, CEO do grupo bp, disse que “Angola tem sido uma região importante para as operações da bp e esta nova aposta destaca e permite a continuação do nosso compromisso com o país".
Por seu turno, Cláudio Descalzi, CEO da Eni, frisou disse que "a criação da Azule Energy representa um passo importante na nossa estratégia para acelerar o crescimento através de empresas agéis e financeiramente independentes".
A joint venture manterá o acesso a tecnologias de ponta e às melhores prácticas através do apoio técnico específico da Eni e da bp.
A Azule Energy dará sequência aos compromissos de investimento social da bp e da Eni em Angola.
Actualmente, a Eni é a operadora dos Blocos 15/06, Cabinda Norte, Cabinda Centro, 1/14, 28 e brevemente do NCG (Novo Consórcio de Gás). Além disso, a Eni tem participações nos Blocos 0 (Cabinda), 3/05A e 14 K / A-IMI, 15 e Angola LNG.
Por sua vez, a bp é operadora dos Blocos 18 e 31 e tem participações nos Blocos 15 e 17.
Fonte: Eni Angola
Tópicos relacionados: Negócios Angola Petróleos
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
Pólo Industrial de Viana
Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negóciosO Website tem como objectivo apresentar as potencialidades das empresas que actuam no perímetro, os bens produzidos, e os empregos gerados
LG Velvet
LG Electronics abandona o negócio de smartphonesNa origem da decisão estão cinco anos consecutivos de prejuízos, numa altura em que a competitividade no sector cresce a cada dia
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.