Empresas de tecnologia abandonam a Rússia após a eclosão do conflito com a Ucrânia

Segundo agências internacionais, as sanções e outros países contra a Rússia, que proíbem desde transações financeiras a exportações, fazem com que as empresas suspendam as vendas e outras operações

Empresas de tecnologia abandonam a Rússia após a eclosão do conflito com a Ucrânia

A lista de empresas que se retiraram da Rússia após a eclosão do conflito com a Ucrânia tem vindo a aumentar. A lista conta com Apple, Exxon Mobil e Ford Motors. A estes nomes juntam-se os do Facebook, Twitter ou da Google.

 

Na semana passada, o vice-primeiro-ministro ucraniano, Mykhailo Fedorov, publicou no seu Twitter uma mensagem dirigida ao CEO da Apple, apelando a que a empresa interrompesse o fornecimento dos seus serviços e produtos à Rússia. O objetivo era que crescesse a oposição à guerra entre os jovens russos.

 

Entretanto, a Apple suspendeu de facto as vendas dos seus produtos na Rússia, tal como aconteceu com a Dell e a Ericsson. Além disto, a “gigante da maçã” ditou que as aplicações móveis da RT News e Sputnik, órgãos de comunicação social estatais, deixassem de estar disponíveis na sua loja (app store). 

 

A Apple disse que parou de vender os seus produtos na Rússia e que está “profundamente preocupada com a invasão russa da Ucrânia”.

 

O Facebook e o Instagram já haviam bloqueado estes sites russos das suas plataformas na Europa, e a empresa mãe, a Meta, garantiu que iria despromover publicações que tivessem hiperligações para estes mesmos media. Nos “próximos dias”, a empresa pretende criar rótulos que melhor identifiquem as informações que provêm destes meios de comunicação, uma iniciativa também anunciada pelo Twitter, conta a CNBC.

 

A rede do pássaro azul diz estar a monitorizar ativamente os riscos e a trabalhar para remover desinformação, ao mesmo tempo que desativou os anúncios na Ucrânia e na Rússia.

 

A Google deixou de permitir que quaisquer órgãos de comunicação social russos sob a alçada do Estado fizessem publicidade na sua plataforma, tal como já havia sido anunciado pela subsidiária YouTube. 

 

Segundo agências internacionais, as sanções e outros países contra a Rússia, que proíbem desde transações financeiras a exportações, fazem com que as empresas suspendam as vendas e outras operações.

Fonte: Business Today

Tópicos relacionados: NegócioTecnologiaPolítica

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

André Manuel

André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negócios

Pólo Industrial de Viana

Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negócios

O Website tem como objectivo apresentar as potencialidades das empresas que actuam no perímetro, os bens produzidos, e os empregos gerados

LG Electronics abandona o negócio de smartphones

LG Velvet

LG Electronics abandona o negócio de smartphones

Na origem da decisão estão cinco anos consecutivos de prejuízos, numa altura em que a competitividade no sector cresce a cada dia

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.