ENI e BP vão criar empresa conjunta para explorar petróleo e gás em Angola

Já foram igualmente nomeados consultores que irão apoiar as petrolíferas na angariação de fundos para a nova empresa conjunta

ENI e BP vão criar empresa conjunta para explorar petróleo e gás em Angola

A petrolífera italiana ENI e a britânica BP anunciaram esta quarta-feira (19) que estão em conversações com vista a criar uma empresa conjunta para potenciar as suas operações nos setores de petróleo, gás e LNG em Angola.

 

De acordo com um comunicado, as empresas já informaram ao governo angolano, referindo que, qualquer transacção final será sujeita a aprovações por parte do governo, autoridades reguladoras e parceiros.

 

A combinação de esforços numa nova empresa conjunta "trará oportunidades significativas para a capacidade conjunta da ENI e BP para impulsionar futuros desenvolvimentos e operações em Angola", sublinham.

 

As duas empresas que actuam no país, acreditam que a aliança poderá trazer oportunidades significativas para ambas, com vista a impulsionar futuros desenvolvimentos e operações em Angola.

 

"Espera-se em particular que sejam geradas sinergias significativas, que seja criada uma operação mais eficiente, o aumento dos investimentos e o crescimento na bacia", lê-se no documento.

 

Segundo a nota, a nova aliança poderá reflectir o empenho de ambas as empresas em continuar a desenvolver o potencial do sector de upstream em Angola.

 

"A nova empresa será financiada pela BP e pela ENI, beneficiará das competências e do pessoal de ambas e espera-se que seja auto-financiada", acrescenta o comunicado.

 

Já foram igualmente nomeados consultores que irão apoiar as petrolíferas na angariação de fundos para a nova empresa conjunta.

 

A ENI está presente em Angola como operadora dos cinco blocos 15/06, blocos de exploração Cabinda Norte, Cabinda Centro, 1/14 e brevemente o 28, e é também operadora do Novo Consórcio de Gás (NGC). Tem também participação em blocos não operados: 0 (Cabinda), 3/05, 3 / 05A, 14, 14 K / A-IMI, 15 e na fábrica de liquefação da Angola LNG.

 

A BP é a operadora dos blocos 18 e 31, e tem participações nos blocos 15, 17, 20, brevemente no bloco 29 e nas iniciativas NGC e Angola LNG.

                                   

 

Fonte: ENI

Tópicos relacionados: NegóciosAngola

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

André Manuel

André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negócios

Pólo Industrial de Viana

Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negócios

O Website tem como objectivo apresentar as potencialidades das empresas que actuam no perímetro, os bens produzidos, e os empregos gerados

LG Electronics abandona o negócio de smartphones

LG Velvet

LG Electronics abandona o negócio de smartphones

Na origem da decisão estão cinco anos consecutivos de prejuízos, numa altura em que a competitividade no sector cresce a cada dia

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.