Filha do fundador assume presidência da Huawei

Meng, de 51 anos, raramente comparece a eventos públicos desde que retornou do Canadá em 2021. A herdeira da Huawei passou quase três anos em prisão domiciliar em Vancouver enquanto lutava contra a extradição para os EUA por acusações de fraude

Filha do fundador assume presidência da Huawei

O lucro da gigante tecnológica chinesa Huawei registou uma queda expressiva de quase 69% no ano passado, anunciou esta sexta-feira, 31 de Março, a empresa, informando pouco depois que Meng Wanzhou, a filha do fundador da empresa, assumirá por seis meses a presidência rotativa da empresa, já a partir de sábado, dia 1 de Abril.

 

A Huawei atribuiu em parte os resultados às sanções do governo dos Estados Unidos e à incerteza económica global. A empresa registou 35,6 mil milhões de yuans de lucro líquido em 2022, uma queda de 68,7% comparando com o lucro recorde de 113,7 mil milhões de yuans no ano fiscal anterior.

 

"Em 2022, o cenário externo desafiador e factores alheios ao mercado afetaram as operações da Huawei", disse o presidente rotativo da empresa, Eric Xu, em conferência de imprensa. "No meio da tempestade, conseguimos avançar a toda velocidade, recorrendo a tudo o que está ao nosso alcance para manter a continuidade dos negócios e atender os nossos clientes", acrescentou.

 

"Também fizemos grandes esforços para aumentar as vendas, gerando um fluxo estável de receita para garantir a nossa sobrevivência e estabelecer as bases para o desenvolvimento futuro", disse.

 

Antes do anúncio de sua nomeação, Meng Wanzhou, que era directora financeira da empresa, classificou os resultados como um "momento mau na história da Huawei".

 

Meng, de 51 anos, raramente comparece a eventos públicos desde que retornou do Canadá em 2021. A herdeira da Huawei passou quase três anos em prisão domiciliar em Vancouver enquanto lutava contra a extradição para os EUA por acusações de fraude. Meng negou irregularidades e acusou os EUA de exagero. Em Dezembro de 2022, os EUA retiraram todas as acusações contra Meng.

Fonte:

Tópicos relacionados: Negócios Tecnologia Huawei

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

André Manuel

André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negócios

Pólo Industrial de Viana

Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negócios

O Website tem como objectivo apresentar as potencialidades das empresas que actuam no perímetro, os bens produzidos, e os empregos gerados

LG Electronics abandona o negócio de smartphones

LG Velvet

LG Electronics abandona o negócio de smartphones

Na origem da decisão estão cinco anos consecutivos de prejuízos, numa altura em que a competitividade no sector cresce a cada dia

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.