Google junta-se à Linux, Microsoft e outros para melhorar o Chrome e o Edge

O grupo foi criado para apoiar navegadores open-source baseados em Chromium, assegurando que estes continuem a receber os recursos necessários, sejam financeiros ou de outra natureza

Google junta-se à Linux, Microsoft e outros para melhorar o Chrome e o Edge

A Linux Foundation, em parceria com a Google, Microsoft, Meta e Opera, anunciou hoje a formação do novo grupo Supporters of Chromium-Based Browsers (Apoiantes de Navegadores Baseados em Chromium). Como o nome sugere, este grupo foi criado para apoiar navegadores open-source baseados em Chromium, assegurando que estes continuem a receber os recursos necessários, sejam financeiros ou de outra natureza.

A iniciativa foi liderada pela Linux Foundation em colaboração com a Google, e a Microsoft, Meta e Opera juntaram-se posteriormente. No seu comunicado de imprensa, a Linux Foundation explicou o objectivo deste consórcio visa remover barreiras à inovação, expandir a adoção e garantir que os projectos no ecossistema Chromium recebam os recursos necessários para prosperar.

Os próprios projectos do Chromium permanecerão sob as estruturas de governança já existentes, enquanto o novo grupo Supporters of Chromium-Based Browsers será administrado pela Linux Foundation.

No seu blogue oficial sobre Chromium, a Google explicou por que motivo escolheu a Linux Foundation para gerir esta iniciativa, além de partilhar os seus pensamentos sobre o projeto, citando custos de manutenção de milhões de dólares:

Em 2024, a Google realizou mais de 100.000 commits no Chromium, representando cerca de 94% das contribuições. Embora não tenhamos intenção de reduzir este investimento, continuamos a acolher com entusiasmo o investimento de outros.

O fundo dos Apoiantes de Navegadores Baseados em Chromium será gerido pela Linux Foundation, seguindo as suas práticas consolidadas de governança aberta, priorizando transparência, inclusão e desenvolvimento orientado pela comunidade. Estamos entusiasmados por contar com a Meta, Microsoft e Opera como membros iniciais que prometeram o seu apoio.

Isto significa que os navegadores baseados em Chromium provavelmente ganharão ainda mais impulso, o que pode não ser uma boa notícia para o Firefox, que utiliza o motor Gecko e tem enfrentado dificuldades perante o domínio do Chromium, especialmente da Google, tendo atualmente apenas cerca de 6% de quota de mercado em desktops.

Fonte:

Tópicos relacionados: Negócios Tecnologia Microsoft Google Linux

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

André Manuel

André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negócios

Pólo Industrial de Viana

Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negócios

O Website tem como objectivo apresentar as potencialidades das empresas que actuam no perímetro, os bens produzidos, e os empregos gerados

LG Electronics abandona o negócio de smartphones

LG Velvet

LG Electronics abandona o negócio de smartphones

Na origem da decisão estão cinco anos consecutivos de prejuízos, numa altura em que a competitividade no sector cresce a cada dia

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.