O contrato exclusivo da agência espacial norte-americana com a SpaceX prevê a construção de uma sonda lunar como parte do programa Artemis, dos Estados Unidos
Jeff Bezos-CEO da Blue Origin
A Blue Origin, empresa de exploração espacial de Jeff Bezos, entrou com um processo federal contra o governo dos Estados Unidos sobre a decisão da NASA de conceder um contrato exclusivo de US$ 2,89 mil milhões à SpaceX, empresa do rival Elon Musk.
O contrato exclusivo da agência espacial norte-americana com a SpaceX prevê a construção de uma sonda lunar como parte do programa Artemis, do governo norte-americano. O processo judicial é a mais recente disputa dos bilionários pela conquista do espaço sideral.
Em comunicado, a Blue Origin afirma que entrou com a ação para “remediar as falhas encontradas no processo de concessão” dos contratos da agência para o programa da sonda lunar.
De lembrar que a NASA anunciou, no ano passado, que contrataria diversos fornecedores para o programa, mas fechou um único contrato, com a SpaceX, em Abril, alegando restrições de financiamento – a agência recusou propostas da Dynetics e da Blue Origin.
A Blue Origin contestou a decisão, argumentando que a NASA “não avaliou de forma satisfatória as três propostas”. Porém, em Julho, o Government Accountability Office, órgão ligado ao Legislativo federal e responsável por auditar e investigar as contas públicas dos Estados Unidos, rejeitou a queixa da empresa afirmando que a avaliação das propostas foi “justa” e que a NASA tinha o direito conceder apenas um contrato.
O processo corre sob segredo de justiça, pois a Blue Origin argumentou que os documentos poderiam revelar segredos comerciais e informações financeiras confidenciais. Os detalhes da ação não estão disponíveis no momento e a empresa não quis revelar qual seu objectivo ao questionar a conduta da Nasa na Justiça.
Reações
Reagindo a acção, a NASA disse que está ciente do processo e que os oficiais encontram-se “actualmente a revisar os detalhes do caso”. A agência também informou que vai fornecer uma actualização sobre os planos de retornar à Lua com o projecto Artemis. O órgão tem até 12 de Outubro para apresentar em juízo uma contestação às alegações da Blue Origin.
O módulo lunar faz parte do plano da Nasa de enviar mais astronautas à Lua para exploração. O contrato da agência com a SpaceX exigirá que a empresa crie um “módulo comercial de pouso humano” que será capaz de transportar astronautas com segurança da nave Orion para a superfície lunar.
Fonte: Forbes
Tópicos relacionados: NegócioTecnologiaPolítica
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
Pólo Industrial de Viana
Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negóciosO Website tem como objectivo apresentar as potencialidades das empresas que actuam no perímetro, os bens produzidos, e os empregos gerados
LG Velvet
LG Electronics abandona o negócio de smartphonesNa origem da decisão estão cinco anos consecutivos de prejuízos, numa altura em que a competitividade no sector cresce a cada dia
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.