
Este é um dos menores aumentos na história desta organização e representa apenas 0,1% da procura mundial.
Os países da OPEP decidiram na quarta-feira, 3 de Agosto, aumentar a produção em 100 mil barris diários a partir de Setembro. A declaração, tida como um dos menores aumentos na história daquela organização, fez os preços subirem imediatamente.
A OPEP justificou a fraca subida com a limitação da capacidade de bombear mais petróleo num curto espaço de tempo.
No papel a produção volta aos níveis pré-pandémicos. Em 2020, o grupo optou por deixar milhões de barris de petróleo no subsolo, a fim de não inundar o mercado com petróleo bruto que não poderia absorver, devido a um colapso da demanda.
Na prática a decisão constitui uma resposta negativa aos Estados Unidos e à União Europeia, que tinham pedido um aumento da produção para travar a subida de preços.
Com esta decisão, a OPEP+ mostra que permanece unida e poupa a Rússia, cujos interesses são diametralmente opostos aos de Washington. No comunicado, a organização insiste na "importância de manter o consenso essencial para a coesão da aliança".
Fonte: Tecangologies
Tópicos relacionados: Negócios Política Petróleos
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
Pólo Industrial de Viana
Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negóciosO Website tem como objectivo apresentar as potencialidades das empresas que actuam no perímetro, os bens produzidos, e os empregos gerados
LG Velvet
LG Electronics abandona o negócio de smartphonesNa origem da decisão estão cinco anos consecutivos de prejuízos, numa altura em que a competitividade no sector cresce a cada dia
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.