Um eventual fim do petróleo e gás russos nos mercados internacionais iria agravar a situação de escassez destas matérias-primas e fazer aumentar os preços ainda mais
Na manhã desta segunda-feira, 7 de Março, os futuros do barril de Brent quase chegaram aos 140 dólares, em máximos de 14 anos, perante a perspetiva de o Ocidente banir a compra de petróleo e gás à Rússia.
Segundo a CNBC, o barril de Brent chegou a tocar nos 139,13 dólares na madrugada de segunda-feira, em máximos desde 2008 (mas ainda abaixo do máximo histórico de 147,50 dólares de Julho desse ano).
Relatos de bombardeamentos de alvos civis pelos russos e a perspetiva do fim das compras de energia à Rússia da parte do Ocidente, até aqui muito dependente das exportações de petróleo e gás de Moscovo, estão a provocar esta subida muito expressiva nos preços do barril de petróleo na manhã desta segunda-feira.
No domingo, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse que os Estados Unidos e os seus aliados ponderavam banir a compra de petróleo à Rússia, uma fonte de rendimento essencial para Moscovo que está a permitir aliviar o impacto junto de Moscovo das duras sanções impostas na última semana pelo Ocidente.
Entretanto, um eventual acordo com o Irão para a suspensão do seu programa nuclear traria a produção petrolífera de Teerão de volta para os mercados mundiais, aliviando os preços. Porém, atrasos nas negociações devido a exigências relacionadas com a manutenção do comércio com a Rússia estão a ser pedras na engrenagem de um acordo.
Porém, um eventual fim do petróleo e gás russos nos mercados internacionais iria agravar a situação de escassez destas matérias-primas e fazer aumentar os preços ainda mais. O que, por sua vez, agravaria as subidas dos preços em grande parte das atividades económicas, traduzindo-se no acelerar da taxa de inflação, já em máximos de várias décadas na Europa e nos Estados Unidos.
Fonte: Expresso
Tópicos relacionados: Negócios Política Petróleos
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
Pólo Industrial de Viana
Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negóciosO Website tem como objectivo apresentar as potencialidades das empresas que actuam no perímetro, os bens produzidos, e os empregos gerados
LG Velvet
LG Electronics abandona o negócio de smartphonesNa origem da decisão estão cinco anos consecutivos de prejuízos, numa altura em que a competitividade no sector cresce a cada dia
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.