Esta quarta-feira (16/03), o barril de Brent já negoceia nos 102 dólares, aproximando-se da casa dos 95 dólares que se verificava antes da guerra
Em pouco mais de uma semana, os preços do petróleo oscilaram entre atingir os valores mais elevados em 14 anos e praticamente anular as subidas verificadas desde o início do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Esta quarta-feira (16/03), o barril de Brent já negoceia nos 102 dólares, aproximando-se da casa dos 95 dólares que se verificava antes da guerra.
O ouro negro está, assim, perto de anular a escalada de preços que sofreu desde o final de Fevereiro, motivada pela importância que a Rússia, terceira maior produtora de petróleo do mundo, assume neste mercado.
Agora, contudo, há outro factor que deverá levar a um alívio mais notório nos preços do petróleo. Esta terça-feira, o Departamento de Estado norte-americano confirmou que os Estados Unidos não tencionam punir, como parte das sanções que têm aplicado, a participação russa em projectos nucleares no Irão, que estão previstos no novo acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano.
A Rússia tem, assim, as garantias que pretendia para concluir a negociação deste acordo. E este poderá ser um passo fundamental para a estabilização do mercado petrolífero, tendo em conta que, como parte do acordo, está previsto o levantamento das sanções ao Irão no que diz respeito à produção de petróleo.
De recordar que a 7 de Março que o barril de Brent tocou nos 139 dólares, o valor mais elevado desde 2008 e uma subida de quase 50% face aos preços que se registavam imediatamente antes do início da guerra na Ucrânia, que eclodiu a 24 de Fevereiro.
Fonte: Jornal Público
Tópicos relacionados: Negócio Petróleo
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
Pólo Industrial de Viana
Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negóciosO Website tem como objectivo apresentar as potencialidades das empresas que actuam no perímetro, os bens produzidos, e os empregos gerados
LG Velvet
LG Electronics abandona o negócio de smartphonesNa origem da decisão estão cinco anos consecutivos de prejuízos, numa altura em que a competitividade no sector cresce a cada dia
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.