Receitas da Huawei caem quase 30% em 2021

A Huawei tem estado no centro de uma rivalidade entre China e EUA há vários anos, atingida por uma guerra comercial e tecnológica entre as duas principais potências mundiais

Receitas da Huawei caem quase 30% em 2021

Huwei HQ campus em Shenzhen

A Huawei anunciou na sexta-feira que as suas receitas em 2021 diminuíram quase um terço face a 2020, prejudicadas pelas sanções aplicadas pelos Estados Unidos da América.

 

Segundo o presidente em exercício da empresa, Guo Ping, a companhia chinesa registou vendas de 634 mil milhões de yuans entre Janeiro e Dezembro. Em 2020, no mesmo período, a tecnológica tinha registado vendas de 891,4 mil milhões de yuans em bens e serviços, o que representa uma queda de 29%.

 

A Huawei tem estado no centro de uma rivalidade entre China e EUA há vários anos, atingida por uma guerra comercial e tecnológica entre as duas principais potências mundiais.

 

Guo Ping assinalou que "2022 terá a sua quota-parte de desafios", como "uma conjuntura imprevisível, a politização das questões tecnológicas e um movimento crescente a favor da desglobalização".

 

A Huawei foi um dos principais alvos da administração do anterior Presidente norte-americano, Donald Trump, que a acusou, sem provas, de espionagem para Pequim.

 

Em 2019, Washington colocou o grupo na sua lista negra, impedindo-o de adquirir tecnologias americanas, fundamentais para os seus produtos, restrições que foram mantidas durante a administração do atual chefe de Estado dos EUA, Joe Biden.

 

Líder mundial no fornecimento de equipamentos de rede e de telecomunicações, a Huawei lançou-se em 2003 no mercado dos telemóveis, chegando a ser um dos três maiores fabricantes mundiais, a par da norte-americana Apple e da sul-coreana Samsung.

 

Impulsionada pela procura chinesa e pelas vendas nos mercados emergentes, a Huawei chegou mesmo a liderar o mercado mundial, mas as sanções dos EUA ditaram limitações nas cadeias globais de fornecimento de componentes e atiraram o negócio dos 'smartphones' para uma incerteza.

 

Em 2020, a Huawei separou-se da Honor, a sua marca de 'smartphones' de linha mais baixa.

 

Devido às sanções norte-americanas teve ainda de abandonar o sistema operativo Android nos equipamentos mais recentes. A empresa enfrenta também pressão quanto à tecnologia 5G, cuja implementação está a acelerar.

 

 

Fonte: Lusa

Tópicos relacionados: NegócioTecnologiaPolítica

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

André Manuel

André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negócios

Pólo Industrial de Viana

Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negócios

O Website tem como objectivo apresentar as potencialidades das empresas que actuam no perímetro, os bens produzidos, e os empregos gerados

LG Electronics abandona o negócio de smartphones

LG Velvet

LG Electronics abandona o negócio de smartphones

Na origem da decisão estão cinco anos consecutivos de prejuízos, numa altura em que a competitividade no sector cresce a cada dia

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.