Segundo a agência Bloomberg, Cook receberá cerca de 5 milhões de ações, que agora valem cerca de 750 milhões de dólares
Tim Cook- CEO da Apple
O presidente executivo da Apple, Tim Cook, encaixou mais 750 milhões de dólares esta semana ao vender grande parte de um conjunto de acções que recebeu recentemente da empresa. As acções faziam parte de um prémio, concedido a Cook há uma década, quando substituiu Steve Jobs como presidente executivo da fabricante de iPhones em Agosto de 2011.
O negócio faz de Tim Cook um dos presidentes executivos mais bem pagos nos EUA. Quando Cook assumiu o cargo de líder da Apple, aceitou um esquema de remuneração “bónus” com base no valor das acções da empresa dez anos mais tarde.
Segundo a agência Bloomberg, Cook receberá cerca de 5 milhões de ações, que agora valem cerca de 750 milhões de dólares.
Com o valor das ações da Apple a crescer ao longo dos últimos anos, Tim Cook viu, ao longo dos últimos dez anos, os bónus anuais engordarem. De acordo com dados do Bloomberg Billionaires Index, o executivo tem já uma fortuna avaliada em 1,5 mil milhões de dólares.
Em Agosto de 2018, a Apple atingiu a valorização de mil milhões de dólares em bolsa e, dois anos mais tarde, em Agosto de 2020, duplicou o valor e ultrapassou o marco dos dois mil milhões de dólares em bolsa. A fabricante do iPhone foi a primeira empresa dos EUA e a segunda empresa no mundo a alcançar o marco (a primeira a chegar aos dois biliões foi a petrolífera Saudi Aramco, em Dezembro de 2020).
O sucesso deve-se, em parte, às receitas da Apple. No terceiro semestre de 2011, a empresa reportou 28,57 mil milhões de dólares em receitas. No terceiro semestre de 2021, a Apple apresentou receitas de 81,4 milhões de dólares.
Apesar de o iPhone continuar a ser dos principais focos da empresa, a Apple tem feito um esforço para se diversificar. Nota-se um investimento nos wearables (por exemplo, relógios inteligentes), e nos negócios por subscrição, com a empresa a investir em plataformas para ver filmes e séries online (Apple TV+), jogar videojogos (Apple Arcade), e aceder a revistas e jornais pagos (Apple News +).
A empresa tem investido bastante na privacidade. Com o iOS 14.5, lançado no final de Abril, os criadores de aplicações móveis deixam de conseguir recolher informação dos utilizadores e seguir os seus hábitos online sem autorização.
Fonte: Jornal Público
Tópicos relacionados: NegócioTecnologia
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
Pólo Industrial de Viana
Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negóciosO Website tem como objectivo apresentar as potencialidades das empresas que actuam no perímetro, os bens produzidos, e os empregos gerados
LG Velvet
LG Electronics abandona o negócio de smartphonesNa origem da decisão estão cinco anos consecutivos de prejuízos, numa altura em que a competitividade no sector cresce a cada dia
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.