Alemanha pretende banir Huawei e ZTE das redes 5G

A informação foi avançada pelo jornal alemão Zeit Online e confirmadas pela britânica Reuters, indicando que, caso as operadoras alemãs já tenham criado redes 5G, os componentes destas empresas chinesas devem ser removidos

Alemanha pretende banir Huawei e ZTE das redes 5G

Alemanha está a planear impedir que operadoras de telecomunicações usem nas respetivas redes 5G componentes de determinadas empresas chinesas, entre as quais a Huawei e a ZTE.

 

A informação foi avançada pelo jornal alemão Zeit Online e confirmadas pela britânica Reuters, indicando que, caso as operadoras alemãs já tenham criado redes 5G, os componentes destas empresas chinesas devem ser removidos.

 

Um porta-voz da Huawei recusou comentar a especulação, indicando que a empresa tem “um registo de segurança muito bom” ao longo da sua história.

 

A agência de notícias britânica afirma ter tido acesso a um documento do Ministério do Interior que indica que um fabricante específico pode ser proibido de fornecer componentes críticos caso seja controlado direta ou indiretamente pelo governo de outro país.

 

Em geral, os críticos da Huawei e da ZTE alegam que essas empresas têm vínculos estreitos com o serviço de segurança do governo da China. Desse modo, integrar equipamentos chineses às redes móveis poderia dar acesso a espiões de Pequim a infraestruturas essenciais. As empresas e o governo chinês por sua vez, rejeitam as acusações e dizem que são motivadas por desejos protecionistas de nações concorrentes no sector de tecnologia.

 

Na Europa, até o momento, apenas o Reino Unido e a Suécia proibiram a Huawei e a ZTE de fornecer equipamentos de redes 5G.

 

Em 2021, a Alemanha aprovou uma lei de segurança de TI. A norma estabeleceu grandes obstáculos para os fabricantes de equipamentos de telecomunicações para redes de próxima geração, mas não chegou a proibir a utilização de componentes das fabricantes chinesas.

 

Fonte: Reuters

Tópicos relacionados: Produto Tecnologia Huawei China Alemanha

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

André Manuel

André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

WhatsApp vai bloquear o acesso a mensagens a quem não aceitar a nova política de privacidade

WhatsApp vai bloquear o acesso a mensagens a quem não aceitar a nova política de privacidade

O anuncio das novas medidas levou milhões de utilizadores a cancelar as suas contase a migrarem para outras aplicações de

Retrospectiva 2021 - Política

Designer por-Tecangrafical

Retrospectiva 2021 - Política

O Governo Angolano, através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e

Novas políticas de privacidade do Android devem prejudicar as receitas do Facebook

Mark Zuckerberg-CEO do Facebook

Novas políticas de privacidade do Android devem prejudicar as receitas do Facebook

Dado que a principal fonte de receita do Facebook vem dos anunciantes que fazem publicidade aos seus produtos na rede social, fica claro que a medida

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.