O Governo Angolano, através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social e outras entidades, realizou uma série de acções com grande impacto para as empresas do sector tecnológico
Designer por-Tecangrafical
O ano de 2021, tal como o seu antecessor, foi marcado pelo combate à pandemia da Covid-19. Apesar disso e usando a experiência acumulada no ano anterior, o Governo Angolano, através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social e outras entidades, realizou uma série de acções com grande impacto para as empresas do sector tecnológico.
Reveja as principais medidas tomadas pelo Executivo durante o ano passado com impacto sobre o sector tecnológico angolano.
Para assinalar mais um Dia Internacional das Raparigas e as TIC, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social realizou, no dia 22 de Abril, o VI Fórum do Dia das Meninas e as TIC, sob o lema “Conectando meninas, criando futuros mais brilhantes”.
O evento decorreu no auditório da Mediateca do Cazenga e contou com a participação do Secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Mário Augusto da Silva Oliveira.
A ocasião serviu também para que oito estudantes dos cursos de Electrónica e de Informática do Instituto de Telecomunicações (ITEL) apresentassem quatro projectos distintos.
Devido ao silêncio que se verificava em torno da construção do segundo satélite de telecomunicações angolano, várias plataformas de notícias nacionais especulavam que o lançamento do Angosat-2 poderia ser adiado. Porém, o Secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Mário Augusto Oliveira, desmentiu tal informação, tendo adiantado que a construção do Angosat-2 está muito avançada e que o mesmo deverá ser colocado em órbita até 2022.
Em Abril, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) e a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) assinaram um acordo para a implementação de um “Observatório de tecnologia 5G".
O acordo vai permitir que estudantes e operadoras possam consolidar e criar condições para o processo de transformação digital, bem como melhorar o investimento nas telecomunicações.
Em Novembro, o Executivo angolano anunciou que pretende construir no próximo ano o primeiro Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) do país, cuja finalidade é de promover e incentivar a investigação científica em Angola.
O parque será erguido em Luanda e deverá contar com laboratórios de investigação e base de dados para gestão de informações intelectuais e científicas.
Por fim, o Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) atribuiu, a 20 de Dezembro do corrente ano, títulos para utilização de frequências 3.3-3.7 Giga Hertz (GHz), para a implementação da tecnologia 5G aos operadores de comunicações electrónicas Movicel, Africell e Unitel.
Fonte: Tecangologies
Tópicos relacionados: PoliticaTeconogiaAngola
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
WhatsApp vai bloquear o acesso a mensagens a quem não aceitar a nova política de privacidade
O anuncio das novas medidas levou milhões de utilizadores a cancelar as suas contase a migrarem para outras aplicações de
Mark Zuckerberg-CEO do Facebook
Novas políticas de privacidade do Android devem prejudicar as receitas do FacebookDado que a principal fonte de receita do Facebook vem dos anunciantes que fazem publicidade aos seus produtos na rede social, fica claro que a medida
Ren Zhengfei, fundador da Huawei
Líder da Huawei pede “política de abertura” à nova administração dos EUAA desconfiança sobre a empresa surgiu em parte do passado militar de Ren Zhengfei, filiado no Partido Comunista Chinês, o que serviu
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.