As agências governamentais chinesas devem agora usar soluções domésticas que sejam alternativas “seguras e confiáveis” aos processadores das empresas norte-americanas
A China decidiu bloquear o uso de processadores produzidos pela Intel e pela AMD nos computadores e servidores do governo, sendo este o mais recente capítulo na actual ‘guerra’ entre os dois países.
De acordo com o Financial Times, as agências governamentais chinesas devem agora usar soluções domésticas que sejam alternativas “seguras e confiáveis” aos processadores das empresas norte-americanas.
Além destes processadores, a medida também impacta o Windows da Microsoft e favorecerá soluções criadas na China para software de base de dados.
Sabe-se que estas regras foram introduzidas em Dezembro de 2023 e começam agora a ser implementadas pelas entidades governamentais na China. Estas entidades têm agora uma lista de 18 processadores aprovados que podem servir como alternativas.
Vale recordar que as acções de Pequim fazem parte de uma resposta crescente do presidente Xi Jinping contra os EUA, na guerra comercial travada entre os dois países há meia década, desde a criação da lista de "entidades non gratas", encabeçada por Huawei e ZTE, acusadas de espionar empresas norte-americanas para os chineses (nunca houve nenhuma prova concreta disso, diga-se de passagem).
De lá para cá, EUA e China travam um jogo para ver quem cede primeiro às sanções, impostas por um contra o outro.
Fonte: Financial Times
Tópicos relacionados: Política Tecnologia China EUA Intel AMD
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
WhatsApp vai bloquear o acesso a mensagens a quem não aceitar a nova política de privacidade
O anuncio das novas medidas levou milhões de utilizadores a cancelar as suas contase a migrarem para outras aplicações de
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - PolíticaO Governo Angolano, através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e
Mark Zuckerberg-CEO do Facebook
Novas políticas de privacidade do Android devem prejudicar as receitas do FacebookDado que a principal fonte de receita do Facebook vem dos anunciantes que fazem publicidade aos seus produtos na rede social, fica claro que a medida
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.