De recordar que a Huawei está actualmente a ser afectada por um embargo tecnológico americano desde 2019, um embargo decidido pelo governo Trump e renovado durante o mandato de Biden
O governo dos EUA está a afrouxar as restrições a partilha de tecnologia com empresas na lista negra, buscando manter a liderança dos Estados Unidos no estabelecimento de padrões internacionais à medida que a China diminui a distância.
O Bureau de Indústria e Segurança do Departamento de Comércio emitiu uma regra autorizando o lançamento de certas tecnologias e softwares quando as organizações deliberam e decidem sobre padrões. Isso deve resolver questões sobre se as empresas americanas precisam garantir uma licença antes de partilhar tecnologia de “baixo nível” durante esses processos com partes sancionadas, incluindo a Huawei Technologies Co.
Esta mudança radical de estratégia seria motivada por uma tomada de consciência da administração americana, tendo esta última percebido que o embargo às grandes empresas chinesas (a ZTE também está neste molho) estava a obrigar a China a adoptar padrões fortes em vários sectores tecnológicos (processadores em particular).
Uma reabertura “controlada” do mercado permitiria desacelerar esse crescimento e reinstalar as tecnologias americanas no centro dos produtos chineses.
De recordar que a Huawei está actualmente a ser afectada por um embargo tecnológico americano desde 2019, um embargo decidido pelo governo Trump e renovado durante o mandato de Biden, que levou a Huawei a mergulhar rapidamente no ranking das maiores fabricantes de smartphones.
O gigante asiático, outrora havia prometido uma posição de liderança, e atualmente já não está nem no top 5 do mundo. A Huawei não pode mais utilizar os serviços da Google nos seus smartphones, enquanto os modems 5G da Qualcomm agora lhes estão inacessíveis.
Fonte: Bloomberg
Tópicos relacionados: Política Tecnologia EUA; China Huawei
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
WhatsApp vai bloquear o acesso a mensagens a quem não aceitar a nova política de privacidade
O anuncio das novas medidas levou milhões de utilizadores a cancelar as suas contase a migrarem para outras aplicações de
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - PolíticaO Governo Angolano, através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e
Mark Zuckerberg-CEO do Facebook
Novas políticas de privacidade do Android devem prejudicar as receitas do FacebookDado que a principal fonte de receita do Facebook vem dos anunciantes que fazem publicidade aos seus produtos na rede social, fica claro que a medida
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.