
A forma de usar e operar a publicidade digital por parte da Google, do Facebook e das demais gigantes do setor, para alimentar seus negócios, foi um dos principais motivadores para criar a DMU.
Na sexta-feira (27), o governo britânico anunciou a criação de uma nova agência antitrust para regular as atividades das gigantes da tecnologia. O objetivo é fazer com que as empresas sejam mais transparentes em relação aos serviços fornecidos e ao uso dos dados dos consumidores.
Nomeada como Unidade de Mercado Digital (DMU), a agência terá a missão de garantir que as pequenas empresas, bem como os editores de notícias e os utilizadores comuns não sejam prejudicados pelas ações tomadas por companhias dominantes, como Google, Facebook e Apple, entre outras Big Techs.
Vinculada à Autoridade de Concorrência de Mercados (CMA), a DMU começará a atuar em abril de 2021, tendo o poder de suspender, bloquear e até reverter as decisões tomadas pelas empresas, se elas não estiverem cumprindo as regras. A agência também foi autorizada pelo governo a aplicar multas.
De acordo com o secretário digital do Reino Unido Oliver Dowden, há um consenso de que a concentração de poder em um pequeno grupo de empresas está a restringir o crescimento do setor, diminuindo a inovação e afetando negativamente as pessoas e os negócios dependentes delas.
.
Pelas novas regras, essas companhias deverão detalhar melhor o funcionamento das plataformas de publicidade na internet e esclarecer o que fazem com os dados coletados de quem utiliza seus serviços.
Além disso, elas podem ser obrigadas a oferecer aos internautas a opção de receber anúncios personalizados e proibidas de impor restrições que dificultem a utilização de plataformas concorrentes, beneficiando também os pequenos negócios e a monetização de conteúdos pelos editores de notícias.
Fonte: Tecangologies
Tópicos relacionados: PoliticaTeconogia
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
WhatsApp vai bloquear o acesso a mensagens a quem não aceitar a nova política de privacidade
O anuncio das novas medidas levou milhões de utilizadores a cancelar as suas contase a migrarem para outras aplicações de
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - PolíticaO Governo Angolano, através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e
Mark Zuckerberg-CEO do Facebook
Novas políticas de privacidade do Android devem prejudicar as receitas do FacebookDado que a principal fonte de receita do Facebook vem dos anunciantes que fazem publicidade aos seus produtos na rede social, fica claro que a medida
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.