Empresa alemã desenvolve sistema capaz de recarregar caros eléctricos enquanto circulam

Em vez de parar num ponto de carga e ligar o veículo à corrente, seja ela alternada (AC, entre 3,6 e 22 kW), ou contínua (DC, entre 50 e 350 kW), o automóvel eléctrico apenas tem de circular sobre uma cobertura de betão que cobre placas

Empresa alemã desenvolve sistema capaz de recarregar caros  eléctricos enquanto circulam

Uma empresa alemã desenvolveu um sistema que permite recarregar as baterias dos veículos eléctricos enquanto circulam. O sistema funciona por indução, o que pode significar um trunfo para os condutores.

 

Apesar de exigerem muito menos energia para percorrer a mesma distância que um veículo convencional, o tempo de recarga da bateria dos carros eléctricos é superior ao simples encher de um depósito de gasolina (ou gasóleo).

 

Daí que a Magment, uma empresa sediada em Munique, tenha desenvolvido uma tecnologia que possibilita a recarga da bateria enquanto o veículo se desloca.

 

A solução dos alemães da Magment é similar à que a maioria dos veículos utiliza para recarregar os telemóveis, isto é, por indução. Em vez de parar num ponto de carga e ligar o veículo à corrente, seja ela alternada (AC, entre 3,6 e 22 kW), ou contínua (DC, entre 50 e 350 kW), o automóvel eléctrico apenas tem de circular sobre uma cobertura de betão que cobre placas. Estas, sim, estão ligadas à rede eléctrica e criam um campo magnético capaz de gerar uma corrente que, para um veículo eléctrico com o equipamento necessário, permite recarregar a bateria.

 

Curiosamente, a tecnologia dos alemães foi patenteada há 18 anos, mas só agora está madura para passar à prática.

 

A vantagem da solução desenvolvida pela Magment é que tanto pode recarregar veículos em movimento como parados, o que significa que pode ser aplicada a automóveis a circular, mas também a táxis à espera de clientes, autocarros que aguardam a hora para iniciar nova rota, ou veículos comerciais enquanto realizam a operação de carga/descarga.

 

O projecto da Magment vai ser testado numa empresa que utilize empilhadores, que assim não necessitam de baterias tão volumosas (e caras), uma vez que recarregam quando atravessam certas alas do armazém.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Observador

Tópicos relacionados: Transporte Tecnologia Ciência

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

José Luciano

José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Teste com teletransporte quântico consegue 90% de precisão em uma distância de 44 km

Teste com teletransporte quântico consegue 90% de precisão em uma distância de 44 km

O desenvolvimento de computadores com a tecnologia quântica encontra-se num estado bastante avançado, no entanto, a possibilidade de

Ministério dos Transportes aprova relatório da concessão do Porto de Luanda à DP World

Porto de Luanda

Ministério dos Transportes aprova relatório da concessão do Porto de Luanda à DP World

No passado mês de Novembro a Dubai Ports World, Ltd (DP World) venceu o concurso público internacional de concessão desse

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.