Foguetão da Space X consegue aterrar com sucesso

Musk declarou sucesso no Twitter, postando uma mensagem concisa na linguagem sutil de vôo espacial: "Aterragem de nave estelar nominal!"  

Foguetão da Space X consegue aterrar com sucesso

Serial Number 15 (SN15)

O foguetão Serial Number 15 (SN15), da Space X, conseguiu descolar a grande altitude e aterrar com sucesso de volta na Terra pela primeira vez, após quatro tentativas anteriores de pouso de retorno terminarem em explosões.

 

A empresa aeroespacial de Elon Musk tinha tido problemas nas manobras de aterragem nos últimos quatro testes que tinham sido conduzidos, com as naves a destruírem-se durante o processo. Mas, desta vez, o SN15 fez uma aterragem controlada - apesar de, ainda assim, ter havido um pequeno incêndio na base do foguetão, que foi prontamente extinto, adianta a BBC News.

 

Musk declarou sucesso no Twitter, postando uma mensagem concisa na linguagem sutil de vôo espacial: "Aterragem de nave estelar nominal!"

 

A nave não tripulada descolou das instalações de Boca Chica da Space X, no estado norte-americano do Texas. Ascendeu verticalmente cerca de 10 quilómetros, passando depois ao modo horizontal, para se preparar para regressar a terra firme. O objetivo deste exercício é simular como, no futuro, as naves operacionais da Space X deverão reentrar na atmosfera terrestre, após estarem em órbita.

 

Está previsto que a NASA utilize uma nave deste género para a próxima chegada do Homem à Lua, que deverá acontecer no final desta década, mas o dono da Space X sonha mais alto e quer mesmo até chegar a Marte com este tipo de tecnologia.

 

A Space X tem ainda mais protótipos de naves, em várias fases de desenvolvimento, com diferentes designs e funcionalidades.

 

Quatro voos de teste anteriores de protótipos de nave estelar - SN8 em Dezembro, SN9 em Fevereiro e SN10 e SN11 em Março - todos decolaram com sucesso, mas explodiram em pedaços durante ou logo após o pouso.

 

O foguete Starship completo, que terá 120 metros de altura quando combinado com seu propulsor superpesado de primeiro estágio, é o veículo de lançamento da próxima geração da SpaceX no centro das ambições de Musk de tornar as viagens espaciais humanas mais acessíveis e rotineiras.

 

Um primeiro voo orbital de uma nave estelar está marcado para o final do ano. Musk disse que pretende voar com o bilionário japonês Yusaku Maezawa ao redor da lua com a nave estelar em 2023.

 

 

 

 

Fonte: Tecangologies

Tópicos relacionados: TransporteTecnologiaCiência

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

José Luciano

José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Teste com teletransporte quântico consegue 90% de precisão em uma distância de 44 km

Teste com teletransporte quântico consegue 90% de precisão em uma distância de 44 km

O desenvolvimento de computadores com a tecnologia quântica encontra-se num estado bastante avançado, no entanto, a possibilidade de

Ministério dos Transportes aprova relatório da concessão do Porto de Luanda à DP World

Porto de Luanda

Ministério dos Transportes aprova relatório da concessão do Porto de Luanda à DP World

No passado mês de Novembro a Dubai Ports World, Ltd (DP World) venceu o concurso público internacional de concessão desse

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.