
A notícia foi partilhada pela NASA por via de uma publicação na rede social X (ou Twitter), onde a agência espacial norte-americana sublinha a importância deste avanço
Um pequeno dispositivo instalado no rover Perseverance - de nome Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment (ou MOXIE) - permitiu à NASA provar que é possível gerar oxigénio a partir da atmosfera de Marte composta por grandes quantidades de dióxido de carbono.
A notícia foi partilhada pela NASA por via de uma publicação na rede social X (ou Twitter), onde a agência espacial norte-americana sublinha a importância deste avanço. “Esta tecnologia pode abrir caminho para que futuros exploradores façam o seu próprio combustível de foguetões ou ar respirável”, pode ler-se no ‘tweet’ partilhado pela NASA.
O teste da NASA fez com que o MOXIE criasse oxigénio em Marte 16 vezes seguidas, com a agência a acrescentar que, durante o período de dois anos em que o Perseverance está em Marte, o instrumento gerou oxigénio suficiente para que um cão pudesse respirar durante dez horas.
Há, naturalmente, ainda um longo caminho a percorrer, mas, com este avanço, fica claro que a NASA continua a trabalhar para solucionar alguns desafios colocados pela exploração espacial no futuro.
Fonte:
Tópicos relacionados: Ciência Espaço Nasa
Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.