
O especialista em política espacial John Logsdon, disse a uma publicação que trata de assuntos ligados à exploração espacial “esperar que a meta de 2024 desapareça
Já estava tudo agendado para o regresso à Lua em 2024, mas o sonho americano desta vez, colocar um casal de astronautas no satélite natural da Terra, voltou a ser adiado. A NASA apontou duas razões que são o prazo para testar, construir e ter tudo operacional da missão Artemis (NASA) é curto e agora com a entrada em cena de uma nova presidência, a aposta prioritária não passa por andar, para já, com a cabeça na Lua.
Mas estas duas questões não são um apagar de todo um projecto que está a ser levado a cabo pela agência espacial norte-americana.
A NASA vai continuar a trabalhar para pousar dois astronautas, incluindo a primeira mulher, perto do pólo sul lunar até 2024. Um prazo ambicioso, anunciado pelo ainda vice-presidente Mike Pence em 2019.
Muitas as vozes defenderam que a NASA precisa de mais tempo e uma menor pressão para este objectivo. O especialista em política espacial John Logsdon, disse a uma publicação que trata de assuntos ligados à exploração espacial “esperar que a meta de 2024 desapareça”.
A afirmação essa partilhada por Eric Stallmer, vice-presidente executivo de assuntos governamentais e políticas públicas da Voyager Space Holdings, concordou com essa avaliação.
"Acho que as pessoas vão reavaliar a linha do tempo com certeza", diz Stallmer. "E, francamente, acho que ninguém pensava que o cronograma de 2024 seria realista. Era ambicioso, sim, mas não realista."
Muito embora existam estas opiniões, o mesmo não significa que o programa espacial Artemis vá parar ou possa levar um corte no financiamento.
Na verdade, tanto Logsdon como Stallmer acreditam que o programa da NASA e seus objetivos de longo prazo - de estabelecer uma presença sustentável na Lua, ao redor dela e usar tais esforços na preparação para futuras missões tripuladas a Marte - permanecerão firmes após o novo presidente, Joe Biden, assumir o cargo.
Uma espécie de garantia dada pela plataforma democrata para 2020 que endossa explicitamente a ampla visão de Artemis: "Apoiamos o trabalho da NASA para devolver os americanos à Lua e ir além para Marte, dando o próximo passo na exploração de nosso sistema solar."
Fonte: RTP
Tópicos relacionados: Ciência
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.