Pesquisadores suecos desenvolvem bateria orgânica capaz de armazenar energia em grande escala

Esta pode ser uma solução sustentável para armazenamento seguro e em grande escala de energia

Pesquisadores suecos desenvolvem bateria orgânica capaz de armazenar energia em grande escala

Um grupo de pesquisadores do Laboratório de Electrónica Orgânica da Universidade de Linköping, na Suécia, desenvolveram uma tecnologia revolucionária de armazenamento de energia em grande escala que é mais segura, barata e sustentável em comparação com as técnicas usadas actualmente.

 

O resultado foi publicado na revista científica Advanced Energy and Sustainability Research. A tecnologia foi patenteada e será comercializada pela empresa spin-off de Norrköping, Ligna Energy AB, que recebeu o prêmio de melhor “Startup for Climate”, durante a recente reunião da COP26 em Glasgow, na Escócia.

 

Os pesquisadores desenvolveram um polielectrólito que consiste em um polímero à base de água altamente concentrado, poliacrilato de potássio, juntamente com lignina de biopolímero (como eléctrodo positivo) e poliimida misturada com carbono condutor (como eléctrodo negativo).

 

“A queda de tensão, que mede a autodescarga, é inferior a 0,5 V em 100 horas, o que é um recorde mundial para armazenamento de energia com eléctrodo orgânicos em eletrólitos de base aquosa”, diz Xavier Crispin, um dos responsáveis pela pesquisa.

 

A nova tecnologia usa matéria-prima barata que custam menos de 1 USD / kg. Estes são materiais prontamente disponíveis e não inflamáveis, e a tecnologia pode ser ampliada para baterias grandes. É uma solução sustentável para armazenamento seguro e em grande escala de energia.

 

O grupo usou eléctrodos feitos de madeira laminada e um electrólito à base de água.

 

Algumas tentativas anteriores de desenvolver um sistema sustentável para armazenamento de energia baseado em eletrólitos orgânicos baratos e à base de água com eletrodos à base de carbono tiveram problemas com autodescarga rápida: tem sido difícil conseguir mais de um dia.

 

Fonte: Advanced Energy and Sustainability Research

Tópicos relacionados: CiênciaTecnologia

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

Adão Cambambi

Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Retrospectiva 2021 - Ciência

Designer por-Tecangrafical

Retrospectiva 2021 - Ciência

A corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Academia Bai

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Segundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.