A RDC acusa a Apple de utilizar 'minerais de sangue' para os seus produtos

A multinacional é acusada de utilizar minerais saqueados na RDC e branqueados através de cadeias de abastecimento internacionais

A RDC acusa a Apple de utilizar 'minerais de sangue' para os seus produtos

A República Democrática do Congo (RDC) apresentou queixas-crime em França e na Bélgica contra subsidiárias da Apple, acusando a gigante da tecnologia de utilizar minerais de conflito.

A multinacional é acusada de utilizar minerais saqueados na RDC e branqueados através de cadeias de abastecimento internacionais, resume o site de notícias congolês Actualité.cd. Os minerais extraídos ilegalmente na RDC são, posteriormente, contrabandeados pelo Ruanda antes de integrarem as cadeias de abastecimento mundiais.

"É uma empresa que vale mais de 3 000 mil milhões de dólares, e é de supor que tenha conhecimento das consequências dos seus actos […]. O negar das suas responsabilidades não é aceitável, esconder-se atrás de narrativas falsas sobre a sua cadeia de abastecimento também não o é!" declarou um dos advogados da República Democrática do Congo, Robert Amsterdam, conforme reporta o Actualité.cd.

As queixas foram preparadas por uma equipa de advogados internacionais em nome do ministro da Justiça da RDC. Pelo que as autoridades em França e na Bélgica irão agora considerar se existem provas suficientes para investigar mais a fundo e, potencialmente, apresentar acusações criminais.

Os advogados afirmaram que a cadeia de fornecimento da Apple estava contaminada por "minerais de sangue", alegando que o estanho, o tântalo e o tungsténio - os chamados minerais 3T utilizados em computadores e telemóveis - estavam a ser retirados de zonas de conflito na RDC e, depois, branqueados internacionalmente.

Fonte: Euronews

Tópicos relacionados: Política Tecnologia Apple RDC

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

André Manuel

André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

WhatsApp vai bloquear o acesso a mensagens a quem não aceitar a nova política de privacidade

WhatsApp vai bloquear o acesso a mensagens a quem não aceitar a nova política de privacidade

O anuncio das novas medidas levou milhões de utilizadores a cancelar as suas contase a migrarem para outras aplicações de

Retrospectiva 2021 - Política

Designer por-Tecangrafical

Retrospectiva 2021 - Política

O Governo Angolano, através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e

Novas políticas de privacidade do Android devem prejudicar as receitas do Facebook

Mark Zuckerberg-CEO do Facebook

Novas políticas de privacidade do Android devem prejudicar as receitas do Facebook

Dado que a principal fonte de receita do Facebook vem dos anunciantes que fazem publicidade aos seus produtos na rede social, fica claro que a medida

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.