
Com o episódio, fica evidente que a posição da Roscosmo é uma extensão da guerra contra a Ucrânia e faz parte da reação da Rússia contra as sanções económicas que tem sofrido
A agência espacial russa (Roscosmos) recusou-se a realizar o lançamento de 36 satélites da empresa inglesa OneWeb. Os empresa russa exige como garantia que os satélites não serão usados para fins militares.
O lançamento de hoje, partiria do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, e serviria para completar a constelação para acesso à internet em banda larga via satélite que a OneWeb está a construir, e que já conta com 428 dos 648 satélites programados em órbita.
No entanto, a Rússia surpreendeu as agências espaciais do mundo todo na quarta-feira, 2, ao exigir como garantia que os satélites não serão usados para fins militares, e que o governo inglês se desfaça da participação que tem na OneWeb, resultado de um resgate à empresa quando ela declarou falência em 2020.
Ao recusar o pedido, a Rússia afirmou que, a partir das tarde desta sexta-feira, 4, começará a desmontar o foguete, que já estava pronto para o lançamento.
Com o episódio, fica evidente que a posição da Roscosmo é uma extensão da guerra contra a Ucrânia e faz parte da reação da Rússia contra as sanções económicas que sido alvo.
Recentemente o país anunciou a retirada da sua equipa que trabalha para a Agência Espacial Europeia (ESA) e outros clientes em lançamentos comerciais a partir de Kourou, na Guiana Francesa.
Com isso, o lançamento de outro foguete Soyuz com dois satélites para o sistema europeu de navegação Galileo, programado para 6 de Abril, foi cancelado.
Na Estação Espacial Internacional (ISS), onde a Nasa atua em conjunto com a Roscosmos há mais de 20 anos, tudo parece bem por enquanto. Só não se sabe até quando a paz reinará no espaço.
Fonte: Exame
Tópicos relacionados: PoliticaTeconogiaSegurança
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
WhatsApp vai bloquear o acesso a mensagens a quem não aceitar a nova política de privacidade
O anuncio das novas medidas levou milhões de utilizadores a cancelar as suas contase a migrarem para outras aplicações de
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - PolíticaO Governo Angolano, através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e
Mark Zuckerberg-CEO do Facebook
Novas políticas de privacidade do Android devem prejudicar as receitas do FacebookDado que a principal fonte de receita do Facebook vem dos anunciantes que fazem publicidade aos seus produtos na rede social, fica claro que a medida
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.