As preocupações dos EUA devem-se à apresentação do processador Kirin 9000s no Huawei Mate 60 Pro, que foi desenvolvido pela Semiconductor Manufacturing International Corporation (SMIC) na China apesar das sanções impostas pelos EUA à empresa
A secretária do Comércio dos EUA, Gina Raimondo, considera que os desenvolvimentos da Huawei na área dos ‘chips’ são “incrivelmente perturbadores”, conta a Bloomberg.
Os comentários da oficial norte-americana devem-se à apresentação do processador Kirin 9000s no Huawei Mate 60 Pro, que foi desenvolvido pela Semiconductor Manufacturing International Corporation (SMIC) na China apesar das sanções impostas pelos EUA à empresa.
A responsável afirmou que são necessários mais recursos para a aplicação dos controlos de exportação, a principal ferramenta de Washington na sua guerra de semicondutores com a China. Ela também disse que o seu departamento deveria ter mais poder para verificar se quaisquer transações tecnológicas possam representar riscos para a segurança nacional.
Apesar de a Secretária do Comércio ter afirmado anteriormente que não encontrou provas da capacidade da China de produzir esses chips avançados em grandes quantidades, ela está sob um considerável escrutínio político. Muitos, especialmente os Republicanos, instam-na a agir rapidamente na imposição de regulamentações mais rigorosas. Entretanto, as ferramentas que a SMIC utilizou para fabricar o SoC não foram proibidas e/ou estão em uso há algum tempo. Enquanto isso, os Estados Unidos não podem fisicamente impedir a SMIC de fornecer chips à Huawei. O que podem fazer é colocar a SMIC na lista negra e, essencialmente, destruir esta empresa.
No entanto, o governo dos Estados Unidos não está inclinado a fazê-lo agora. A administração dos Estados Unidos está a tentar melhorar as relações com a China, antecipando uma potencial cimeira entre o Presidente Joe Biden e o líder chinês Xi Jinping em Novembro.
Fonte: Bloomberg
Tópicos relacionados: Política Tecnologia EUA China Huawei
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
WhatsApp vai bloquear o acesso a mensagens a quem não aceitar a nova política de privacidade
O anuncio das novas medidas levou milhões de utilizadores a cancelar as suas contase a migrarem para outras aplicações de
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - PolíticaO Governo Angolano, através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e
Mark Zuckerberg-CEO do Facebook
Novas políticas de privacidade do Android devem prejudicar as receitas do FacebookDado que a principal fonte de receita do Facebook vem dos anunciantes que fazem publicidade aos seus produtos na rede social, fica claro que a medida
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.