
O administrador da NASA, Bill Nelson, acusou a China, numa declaração, de "não cumprir os padrões responsáveis" na gestão de detritos espaciais
Foguetão Longa Marcha 5B
O Governo chinês defendeu, nesta segunda-feira (10), a sua gestão de um foguete que se incendiou sobre o Oceano Índico e disse que está a ser acusado injustamente de ter adotado padrões diferentes dos de outros programas espaciais.
O administrador da agência espacial norte-americana NASA acusou a China de agir de forma imprudente ao permitir que o seu foguete caísse na Terra, aparentemente sem controlo, no domingo, após colocar uma estação espacial em órbita.
A agência espacial chinesa disse que a maior parte dos detritos do foguete 5B Longa Marcha arderam acima das Ilhas Maldivas.
A China tem acompanhado de perto a sua trajetória e emitido declarações antecipadas sobre a situação de reentrada", disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Hua Chunying. "Não houve relatos de danos no terreno. A China também partilhou os resultados das previsões de reentrada por meio de mecanismos de cooperação internacional", disse.
O foguetão carregou a secção principal da estação espacial Tianhe, ou Harmonia Celestial, que foi colocada em órbita, em 29 de Abril.
Os foguetes espaciais geralmente voltam para a Terra logo após a descolagem. A agência espacial da China não explicou por que motivo o Longa Marcha foi colocado temporariamente em órbita.
O administrador da NASA, Bill Nelson, acusou a China, numa declaração, de "não cumprir os padrões responsáveis" na gestão de detritos espaciais.
Hua, a porta-voz chinesa, reclamou que Pequim está a ser tratado injustamente e apontou para a reação aos destroços de um foguete lançado pela empresa aeroespacial norte-americana SpaceX, que caiu na Terra, em Washington, e na costa do Oregon em março.
"A imprensa norte-americana usou uma retórica romântica como 'estrelas cadentes que iluminaram o céu noturno'. Mas quando se trata do lado chinês, é uma abordagem completamente diferente", acusou.
Fonte: Sic Notícias
Tópicos relacionados: PoliticaTeconogiaSegurança
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
WhatsApp vai bloquear o acesso a mensagens a quem não aceitar a nova política de privacidade
O anuncio das novas medidas levou milhões de utilizadores a cancelar as suas contase a migrarem para outras aplicações de
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - PolíticaO Governo Angolano, através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e
Mark Zuckerberg-CEO do Facebook
Novas políticas de privacidade do Android devem prejudicar as receitas do FacebookDado que a principal fonte de receita do Facebook vem dos anunciantes que fazem publicidade aos seus produtos na rede social, fica claro que a medida
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.