Huawei acusada de ter espionado sistemas de telecomunicações da Austrália

O caso remonta a 2012, quando um grupo de técnicos da Huawei teria instalado uma actualização que parecia legítima, mas, de acordo com a reportagem da Bloomberg, continha um código malicioso que funcionava como uma escuta telefónica digital

Huawei acusada de ter espionado sistemas de telecomunicações da Austrália

Os oficiais de inteligência da Austrália descobriram há quase dez anos uma intrusão sofisticada nos sistemas de telecomunicações do país, um ataque que teria ocorrido após uma actualização de software da gigante chinesa de tecnologia Huawei que continha um código malicioso.

 

O caso remonta a 2012, quando um grupo de técnicos da Huawei teria instalado uma actualização que parecia legítima, mas, de acordo com a reportagem da Bloomberg, continha um código malicioso que funcionava como uma escuta telefónica digital, reprogramando o equipamento infectado para registar todas as comunicações que passavam por ele antes de enviar os dados para a China.

 

Depois de alguns dias, esse código foi excluído, como resultado de um mecanismo inteligente de autodestruição embutido na actualização. Em última análise, as agências de inteligência da Austrália determinaram que os serviços de espionagem da China estavam por trás da violação, tendo se infiltrado nas fileiras dos técnicos da Huawei que ajudaram a manter o equipamento e empurraram a actualização dos sistemas de telecomunicações.

 

A Huawei, sediada em Shenzhen, domina o mercado global de equipamentos de telecomunicações de mais de US $ 90 mil milhões, onde compete com a sueca Ericsson AB e a finlandesa Nokia Oyj. Porém, desde 2019, os Estados Unidos da América têm acusado a companhia de utilizar serviços de telecomunicações para espionar outros países.

 

A Austrália, a Suécia e o Reino Unido baniram a Huawei de suas redes 5G, e cerca de 60 países assinaram um programa do Departamento de Estado dos EUA, onde se comprometeram a evitar equipamentos chineses para seus sistemas de telecomunicações. Tais esforços, que também incluíram sanções dos EUA contra a empresa chinesa, desaceleraram o crescimento da Huawei e aumentaram as tensões com a China.

Fonte: Blooberg

Tópicos relacionados: PoliticaTeconogiaSegurança

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

André Manuel

André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

WhatsApp vai bloquear o acesso a mensagens a quem não aceitar a nova política de privacidade

WhatsApp vai bloquear o acesso a mensagens a quem não aceitar a nova política de privacidade

O anuncio das novas medidas levou milhões de utilizadores a cancelar as suas contase a migrarem para outras aplicações de

Retrospectiva 2021 - Política

Designer por-Tecangrafical

Retrospectiva 2021 - Política

O Governo Angolano, através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e

Novas políticas de privacidade do Android devem prejudicar as receitas do Facebook

Mark Zuckerberg-CEO do Facebook

Novas políticas de privacidade do Android devem prejudicar as receitas do Facebook

Dado que a principal fonte de receita do Facebook vem dos anunciantes que fazem publicidade aos seus produtos na rede social, fica claro que a medida

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.