INACOM atribui licenças 5G a três operadoras móveis

O INACOM considera que o 5G trará muitos benefícios, mas também desafios de implementação, daí ser fundamental haver maior cooperação e investimentos partilhados, para garantir o sucesso desta jornada

INACOM atribui licenças 5G a três operadoras móveis

Edifício do INACOM - Luanda

O Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) atribuiu na segunda-feira, 20 de Dezembro, títulos para utilização de frequências 3.3-3.7 Giga Hertz (GHz), para a implementação da tecnologia 5G aos operadores de comunicações electrónicas Movicel, Africell e Unitel.

 

Na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração do INACOM, Pascoal Ale Fernandes, disse que o 5G trará muitos benefícios, mas também desafios de implementação, daí ser fundamental haver maior cooperação e investimentos partilhados, para garantir o sucesso desta jornada.

 

"O quadro regulatório de partilha de infraestruturas de comunicações electrónicas é uma peça central neste capítulo", sublinhou.

 

Para o responsável, vem também dar a possibilidade de suportar maior densidade de equipamentos em simultâneo e, assim, aumentar na quantidade do serviço e abranger mais clientes por quilómetros quadrados. 

 

De igual modo, disse ser um marco histórico para as telecomunicações no país por se tratar de uma das maiores alavancas de inclusão social pela via digital e por ser um sistema já testado pelos operadores no âmbito das mudanças que o mercado impõe. 

 

“Este evento é a antecâmara de um ano em que se prevê boas coisas no sector das telecomunicações, e a Africell já está a funcionar com serviços de dados utilizados por alguns clientes singulares e colectivos, públicos e privados. E está para Janeiro ou Fevereiro o serviço de retalho para a grande população”, disse.

 

Para o administrador da Unitel para a Área Tecnológica, Amílcar Safeca, a atribuição da frequência 5G vai permitir que doravante a empresa desenvolva serviços que vão trazer outro tipo de acesso, particularmente à internet, mas com investimentos adicionais para dar resposta às áreas da telemedicina, automação, indústria, entre outros. 

 

Fonte: Tecangologies, Angop

Tópicos relacionados: PoliticaTeconogiaAngola

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

André Manuel

André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

WhatsApp vai bloquear o acesso a mensagens a quem não aceitar a nova política de privacidade

WhatsApp vai bloquear o acesso a mensagens a quem não aceitar a nova política de privacidade

O anuncio das novas medidas levou milhões de utilizadores a cancelar as suas contase a migrarem para outras aplicações de

Retrospectiva 2021 - Política

Designer por-Tecangrafical

Retrospectiva 2021 - Política

O Governo Angolano, através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e

Novas políticas de privacidade do Android devem prejudicar as receitas do Facebook

Mark Zuckerberg-CEO do Facebook

Novas políticas de privacidade do Android devem prejudicar as receitas do Facebook

Dado que a principal fonte de receita do Facebook vem dos anunciantes que fazem publicidade aos seus produtos na rede social, fica claro que a medida

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.